Maria João Bastos rendida aos vegetais “por questões ideológicas”

Diz que nunca fez dieta. Pelo menos “daquelas dietas que se fazem”. E afirma que foi mais por “questões ideológicas” e menos por cuidados físicos que deixou de comer carne e de ingerir leite. “É mais saudável estarmos bem connosco próprias no que toca às coisas que defendemos. Faz-me sentir bem não comer carne e esse sentir-me bem é geral, não tem apenas a ver com a parte física”, explicou Maria João Bastos ao Delas.pt.

O processo iniciou-se há puco mais de dois anos, foi gradual e todas as decisões tomadas conscientemente e adaptadas à sua vida de uma forma lenta. “Não sou fundamentalista e para que as coisas funcionem tive de me reeducar em termos alimentares”, prosseguiu a atriz, que está de regresso a Portugal depois de uma temporada no Brasil a gravar a novela da Globo ‘Novo Mundo’.

O ritmo de gravações tornou a mudança mais difícil, “ainda mais em Portugal”, onde as opções para quem quer seguir uma dieta vegetariana não abundam. “Há cada vez mais opções, é verdade, mas ainda assim é difícil encontrar um lanche saudável fora de casa”, lamentou Maria João Bastos, comparando a realidade lusa com a do Brasil, onde vive parte do seu ano e onde “em qualquer esquina se come uma fruta ou se bebe um sumo”.

“Preparo o meu almoço do dia seguinte”

Com determinação e convicção. É assim que consegue manter as suas refeições longe de carne e perto de verduras. Para o estúdio, quando está a gravar, diz levar a sua própria refeição. “Foi um pouco difícil no início, mas agora já faz parte do meu dia-a-dia. Já estou habituada a, à noite, preparar o meu almoço para o dia seguinte”, conta.

A atriz terminada frisando que as “marmitas que existem e que são muito giras” servem de estímulo. E deixa a dica para quem quer seguir o mesmo caminho: procurar, também, a ajuda de uma cozinheira que ensine a confecionar pratos vegetarianos e saudáveis.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Salvador e Luísa Sobral homenagedos na AR