Mariana Seara Cardoso: “Mesmo quando somos mães, temos que ser mulheres”

Imagine que era mãe de gémeos e que, apenas sete meses depois de estes nascerem, descobria que estava novamente grávida… de gémeos. Podia ser o argumento de uma novela ou de um filme mas, na verdade, esta é a vida de Mariana Seara Cardoso, que lançou, esta quarta-feira, o seu primeiro livro baseado no blogue ‘Aos Pares’, que criou para partilhar as suas experiências diá­rias como mãe de dois pares de gémeos.

Em apenas um ano e quatro meses, Mariana Seara Cardoso e o marido, Domingos Domingues, ambos de 33 anos, foram pais de quatro bebés: Matilde e Tomás, agora com dois anos, e Maria do Carmo e Francisca, com dez meses. Um destino que a blogger e técnica de marketing nunca pensou que pudesse ser o seu, apesar de ter gémeos na família. “Quando soube que estava grávida dos primeiros, fiquei surpreendida mas encarei as coisas com maior tranquilidade pois, na altura, ainda não tinha qualquer filho. A segunda gravidez não foi planeada e quando contei às pessoas, brincavam comigo e diziam-me ‘ah agora vem aí um outro par de gémeos’ e eu achava isso impossível de acontecer”, explicou ao Delas.pt.

Mas como foi a reação ao saber que iria voltar a ter mais dois filhos num tão curto espaço de tempo? Mariana Seara Cardoso não escondeu o choque inicial quando soube da notícia mas garante que tudo foi rapidamente substituído pelo facto de ter “uma casa cheia de amor”. “Fiquei muito assustada e estive para aí um mês a chorar e triste. Mas ao final desse tempo percebi que o que me estava a acontecer devia ser visto como uma bênção, porque há muita gente que não consegue ter um filho. Eu tive a sorte de ter quatro”, destacou a blogger.

Mariana Seara Cardoso e o marido Domingos Domingues com os quatro filhos
Mariana Seara Cardoso e o marido Domingos Domingues com os quatro filhos

Proativa por natureza e descontente com o facto de não ter nada para fazer na segunda gravidez, por esta ter sido considerada de risco, Mariana Seara Cardoso teve a ideia de pegar na sua experiência fora do comum na maternidade e criar um blogue onde pudesse partilhar a aventura do seu dia-a-dia enquanto mãe de quatro bebés. “Tem sido um enorme sucesso desde o primeiro dia. Tenho 15 mil visualizações por dia e o cuidado de todos os dias o alimentar. A ideia para a escrita do livro surgiu depois da criação do blogue (‘Aos Pares: A minha grande família de gémeos…a dobrar’) mas logo no segundo dia”, revelou, acrescentando de seguida que mais do que partilhar as experiências da maternidade, a obra passa a mensagem específica: “Mesmo quando somos mães, temos que ser mulheres”, frisa a autora.

E explica: “É importante refletirmos e pensarmos que antes de sermos mães, nós já éramos mulheres e se nós nos colocamos num segundo plano, um dia acabamos sozinhas. Os nossos filhos crescem, vão ter as suas próprias famílias e se nós não continuamos a preservar as nossas amizades e a relação a dois, um dia vamos acabar sozinhos”, explicou a criadora do blogue ‘Aos Pares’. “Não é fácil fazer a gestão do tempo mas vou conseguindo separar os meus diferentes papéis: de mãe, mulher e profissional. Eles são meus filhos mas a Mariana não pode morrer. Gosto de ter tempo para ir ao ginásio. Ir lá faz-me bem não apenas ao aspeto físico mas também à cabeça. Descontraio e ganho a energia que tenho mesmo que ter para pegar em quatro bebés”, concluiu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Kidman de cabelo grisalho? Sim, mas só na TV. Esp…