Marianne, a musa inspiradora de Leonard Cohen

Leonard Cohen, o cantor e compositor canadiano que começou por ser escritor e poeta, morreu na quinta-feira aos 82 anos. Como grande musa inspiradora teve a norueguesa Marianne Ihlen, a quem dedicou vários poemas e canções. A mais conhecida chama-se “So long, Marianne”, que pode ver no vídeo abaixo.

Conheceram-se em 1959 na ilha grega de Hidra, onde o cantor acabou por ficar a viver depois de ficar famoso internacionalmente com o lançamento do livro The Spice Box of Earth. Na altura, Marianne era namorada e musa do escritor norueguês Axel Jensen, mas acabou por apaixonar-se pelo canadiano.

Viveram juntos no país e mais tarde mudaram-se para o Canadá e, posteriormente, para Nova Iorque. A relação acabou por chegar ao fim após sete anos de namoro. Ainda assim, o casal continuava bastante próximo, com a norueguesa a admitir numa entrevista há mais de 10 anos que ainda sonhava com o ex-namorado.

A 28 de julho deste ano, Marianne Ihlen morreu vítima de leucemia. Antes do derradeiro adeus, quando Cohen soube que a sua musa estava hospitalizada, escreveu-lhe uma carta aberta de despedida.

“Chegámos a um tempo em que somos tão velhos que os nossos corpos se desfazem; penso que serei o próximo, dentro de pouco tempo. Quero que saibas que estou tão próximo de ti que, se estenderes a mão, talvez possas tocar na minha. Sabes que sempre amei a tua beleza e sabedoria, mas não preciso de discorrer sobre isso porque já sabes de tudo perfeitamente. Quero apenas desejar-te boa viagem. Adeus, velha amiga. Todo o amor, encontramo-nos no caminho”, escreveu Leonard Cohen.

Veja, na galeria de imagens acima, algumas das frases mais marcantes do cantor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Melania: conheça a futura primeira-dama dos EUA