Marilyn Monroe. Memórias de uma vida em exposição

Marilyn Monroe: O Legado de uma Lenda. Este é o nome da exposição que, entre esta quarta-feira e 20 de junho, celebra um dos maiores ícones da cultura pop do século XX. Mais de 800 objetos pessoais da atriz norte-americana – que faria 90 anos no dia 1 de junho – estarão em destaque no Design Centre Chelsea Harbour, em Londres, antes de seguirem, em novembro, para a famosa casa de leilões Julien’s Auctions, em Los Angeles, EUA.

A extensa coleção inclui vestidos usados por Marilyn em algumas das suas mais memoráveis performances no grande ecrã (como ‘Niagara’, de 1953, ou ‘O Mundo da Fantasia’, de 1954), as suas joias, relógios e acessórios preferidos, cartas que escreveu à mão, pedaços do seu diário, desenhos e poemas. Numa das secções, estará ainda à vista um conjunto de peças relacionadas com o jogador de basebol Joe DiMaggio, com quem Marilyn esteve casada entre 1954 e 1955.

A exposição ambiciona, acima de tudo, mostrar aos seus visitantes o “colossal contraste entre a sua vida pessoal e a sua deslumbrante personalidade pública”, expondo de várias formas a sua “curiosidade intelectual e vulnerabilidade”, explica o museu londrino, em comunicado.

“Esta ampla coleção oferece-nos uma visão íntima de uma lenda do cinema. Nunca antes se reuniram tantos objetos importantes da vida e carreira de um ícone global tão adorado como Marilyn Monroe”, frisou Martin Nolan, diretor executivo da Julien’s Auctions.

Entre os objetos de menor dimensão, destacam-se um livro de cheques de 1962, que revela despesas da atriz nos últimos meses da sua vida – em lojas de malas e sapatos, gelatarias, floristas, lavandarias, entre outras.

A coleção irá em digressão pela Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos, antes de ser vendida na Julien’s Auctions, a 19 e 20 de novembro – algumas das paragens serão a Irlanda (entre 25 de junho e 25 de julho) e o luxuoso cruzeiro Queen Mary 2, numa viagem de sete dias que parte de Nova Iorque a 9 de agosto.

Marilyn Monroe morreu vítima de overdose, em agosto de 1962, aos 36 anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Helen Hunt foi confundida com Jodie Foster. E brin…