‘Masterchef Júnior’. Já conhece o Top 18?

‘Masterchef Júnior’ arrancou este domingo à noite na TVI. Uma estreia cheia de ritmo, que começou com 5000 jovens cozinheiros – entre os oito e os doze anos – a prestar provas e terminou apenas com 18. Neste primeiro episódio do programa que conta com Manuel Luís Goucha, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira no papel de jurados, foram acompanhados os dois grandes castings em Lisboa e no Porto, onde apenas 30 concorrentes conseguiram conquistar a famosa colher de pau.

Seguiu-se a fase do Boot Camp, responsável por eliminar seis candidatos. Os 24 que passaram para a cozinha em estúdio, foram depois submetidos a uma prova final, na qual sobressaíram apenas 18. Conheça, com auxílio da fotogaleria, o Top 18 de aspirantes a chefs.

Gonçalo: 11 anos (Esposende)

Vive com os pais e é filho único. Fã deste formato televisivo, conta que a primeira iguaria que cozinhou foi um risotto de grelos, inspirada num prato que surgiu no ‘Masterchef Austrália’. As suas especialidade são o risotto, fondant, pannacotta e picanha no forno.

Carolina: 11 anos (Montijo)

Foi inscrita no programa pela sua irmã, em segredo. Começou a cozinhar com a sua mãe e com a avó aprendeu algumas sobremesas. Esta praticante de jujitsu, aluna exemplar na escola, adora cozinhar peixe e carne.

Maria Rita: 11 anos (Carapinheira, Coimbra)

Aluna de “Bons” e “Muito Bons”, aprendeu a cozinhar com os avós quando tinha seis anos. Agora, é sempre ela quem faz o jantar lá em casa. Amante da cozinha portuguesa e italiana, é praticante de canoagem, atletismo e dança, e sonha um dia viajar até Paris e Nova Iorque.

Maria: 12 anos (Alfândega da Fé)

Vive com a mãe e tem duas irmãs mais velhas, também elas amantes de culinária. Começou a cozinhar sozinha, joga futebol e tem um canal no Youtube onde dá dicas de beleza. Cozinhar para Cristina Ferreira, Lourenço Ortigão e Rita Pereira é um dos seus sonhos, assim como, daqui a alguns anos, tornar-se formadora de cozinha, maquilhadora ou dentista.

Tomás: 12 anos (Póvoa do Varzim)

Aprendeu a cozinhar com um tio, aos 10 anos. Vive com a irmã e com os pais, que têm uma gelataria. Este guloso assumida, adora cozinhar sobremesas, entre elas Bolas de Berlim. Este amante de desporto, sonha em cozinhar para Adam Levine ou Mickael Carreira.

Leonor: 10 anos (Aveiro)

Com apenas sete anos, começou a cozinhar para ajudar a mãe que, nessa altura, estava a estudar para o exame da ordem dos advogados. O primeiro ingrediente que cozinhou foi massa, mas hoje sabe cozinhar de tudo, desde sobremesas a pratos principais. Esta praticante de ginástica rítmica, gostaria de tornar-se veterinária, cantora e ginasta.

Kiko: 11 anos (Cordinhã, Cantanhede)

Vive com os pais e o irmão bebé. Aprendeu a cozinhar com a sua mãe, quando tinha oito anos. As suas especialidades são lombo de porco com courato, arroz de polvo, torta de laranja e pudim de leite. Aluno de excelência, adora doces, pratica hipismo e futebol, toca guitarra elétrica e bateria.

António: 8 anos (Cascais)
Aprendeu a arte de cozinhar com o pai, quanto tinha seis anos. Adora preparar pavlovas, risotto de cogumelos e pizas. Gosta muito de jogar futebol e, um dia, gostaria de cozinhar para o argentino Lionel Messi.

Ana: 10 anos (Portimão)

Vive com os pais, tem uma irmã que vive em Paris e um irmão em Inglaterra. Adora comer e é especialista em hambúrgueres e salmão. Adora Português, Inglês e História, gostaria de tornar-se arquiteta.

Francisco: 8 anos (Lisboa)

É o mais velho de três irmãos. Tem uma “média de 92 para cima” e, nos tempos livres, adora jogar futebol, ténis e cozinhar. Foi a sua empregada, Berta, quem o ajudou a dar os primeiros passos na cozinha.

Pedro Jorge: 9 anos (Biscainho, Coruche)

O seu pai, mãe e o avô Zé incentivaram-no a cozinhar quando tinha cinco anos. Hoje, é especialista em pratos tradicionais portugueses, em que a carne é o ingrediente-rei. Nos tempos livres, gosta de estar com o seu avô na horta.

Rosarinho: 10 anos (Guarda)
Desde os seis anos que a mais nova de cinco irmãos sonha em tornar-se pasteleira. Começou a cozinhar com a mãe, mas lá em casa quase todos partilham esse gosto. Segura de si, gosta de desafios e de aprender com eles.

Nair: 9 anos (Valado dos Frades)
Apaixonou-se por gastronomia aos sete anos e gosta especialmente de sobremesas. Aluna do quadro de honra, tem um interesse especial por matemática. Na cozinha, a sua imagem de marca são os aventais com morango.

Ivan: 9 anos (Fafe)

Este “ás” na cozinha vive com os pais, a irmã e a avó Delfina. A sua especialidade são bifanas, mas também sabe fazer sobremesas e pratos principais. Na escola, é muito bom aluno, e nada o deixa mais triste do que perder.

João Francisco: 11 anos (Alverca do Ribatejo)

Fã de programas de culinária, aprendeu inicialmente a fazer pratos sofisticados, só depois se dedicando aos tradicionais. Está no 6º ano, tem aulas de piano e admite que ser chef é uma das opções em vista para o futuro.

Lucas: 9 anos (Maia)

Jogador de futebol no Clube Águas Santas, vive com os pais, o irmão mais novo e a avó paterna. O gosto pela cozinha foi motivado pela sua mãe, com quem começou a preparar pratos. Vê-se como jogador de futebol profissional ou, claro, chef de cozinha.

Gabriela: 9 anos (Algueirão)

Vive com a mãe, dois irmãos mais novos e tem o pai em Angola. Estreou-se na cozinha com “um arroz básico”, com auxílio da mãe, mas hoje já faz quase tudo. Gosta de passar os tempos livres a “cuidar dos manos e a cozinhar”.

João Mata: 12 anos (Alverca do Ribatejo)

Partilha o gosto pela cozinha com o irmão, com quem gere uma página do Facebook onde divulga as suas aventuras culinárias. Prometeu aos seus colegas da escola que participaria no ‘Masterchef Júnior’ quando o formato chegasse a Portugal. E cumpriu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Dilma Rousseff. Mais uma vítima do ‘Saturda…