Menino Tonecas: foi há 20 anos que o país se apaixonou por ele

Já lá vão duas décadas desde a estreia de um dos programas de maior êxito da estação pública. ‘As Lições do Tonecas’ chegou ao horário nobre da RTP1 no início de setembro de 1996, onde permaneceu como êxito de audiências até 1999.

A série de comédia mostrou durante três anos as divertidas picardias entre um aluno, o menino Tonecas, e o seu professor, interpretados respetivamente pelos atores Luís Aleluia e José Morais e Castro, e foi alvo de repetições na RTP depois da emissão original.

O formato, da autoria de José Oliveira Comes, surgiu pela voz do mesmo nos microfones da Rádio Clube Português, em 1934, no programa ‘O Senhor Doutor’. Comes dava voz ao professor na versão radiofónica e o ator Henrique Samorano a Tonecas. O pico de popularidade de ‘As Lições de Tonecas’ só chegou com a adaptação televisiva, que contou com a presença de convidados como Ana Bola, Herman José, Helena Isabel, Fernando Mendes, Maria João Abreu ou Quim Barreiros, entre outros.

Luís Aleluia, que tinha 36 anos quando se estreou na pele de Tonecas, voltou a interpretar a personagem recentemente, no programa da RTP ‘Donos Disto Tudo’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Anwar Hadid: depois de Gigig e Bella… chegou…