Michelle Obama e Letizia unidas pela educação das raparigas

Educação

O quarto encontro entre Michelle Obama e Letizia Ortiz, no espaço de seis anos, foi dedicado à iniciativa ‘Let Girls Learn’, um projeto que promove o acesso à educação a meninas e adolescentes.

A primeira-dama norte-americana, que chegou a Espanha esta quarta-feira depois de ter passado por Cabo Verde, Libéria e Marrocos, encontra-se em digressão para divulgar a iniciativa, criada em conjunto com Barack Obama em 2015, e que tem por objetivo possibilitar a educação a 62 milhões de crianças do sexo feminino que não frequentam a escola.

Obama
Michelle Obama e Letizia Ortiz reuniram-se esta quinta-feira em Madrid

No seu discurso, Michelle Obama tratou carinhosamente a rainha de Espanha por “querida amiga Letizia”, sinal de uma relação próxima entre as duas, que se conheceram em 2010. Já a mulher do rei Felipe VI discursou em inglês e fez menção a um filme que a marcou: ‘E Buda Caiu de Vergonha’ (veja o trailer abaixo).

A longa-metragem de 2007, realizada por Hana Makhmalbaf, narra a história de Bakhtai, uma rapariga afegã de seis anos, que sonha ir à escola para aprender a ler e a escrever.

Na noite de quarta-feira, Michelle Obama foi a convidada de honra de um jantar de boas vindas na Embaixada dos EUA em Madrid. Além dos anfitriões, o embaixador James Costos e o seu companheiro, Michael Smith, estiveram presentes apenas mais 13 personalidades: a vice-presidente do governo em funções, Soraya Sáenz de Santamaría, a presidente do banco Santander, Ana Patricia Botín, a empresária Alicia Koplowitz, a designer Agatha Ruiz de la Prada, o realizador Alejandro Amenábar, o príncipe Constantino da Bulgária e a mulher; María García de la Rasilla, o empresário Plácido Arango e a companheira, a escultora Cristina Iglesias, Manuel Borja-Villel, diretor do Museu Rainha Sofia, o bailarino Ángel Corella, Pedro Gómez de Baeza, presidente da GBS Finance e Antonio Caño, diretor do diário ‘El Pais’.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Solange Dessimoulie: “Somos belos ao olhar d…