40 anos de moda e desporto

A Mike Davis é portuguesa e celebra quarenta anos. Aa sua história esteve sempre ligada ao desporto tendo sido fundada por e para os amantes de ténis. Mais tarde aventurou-se nos desportos náuticos e desde então já explorou os mais diversos desportos.

A marca portuense já vestiu vários desportistas nacionais. Pedro Cordeiro, João Guedes, João Cunha e Silva, Bernardo Mota e João Sousa, são os nomes ligados ao ténis, mas a este juntam-se tantos outros de modalidades distintas. São quatro décadas de moda e desporto que deram origem a um livro com muitas imagens de arquivo que nos mostram a dimensão que esta marca teve, apesar dos altos e baixos do seu percurso.

“Trabalhar uma marca que tem 40 anos de história em espólio de fotografia é muito giro. A Mike Davis é uma love brand, se nós estivermos a falar com uma pessoa de uma certa geração é muito provável que tenham saco em casa de quando jogavam ténis, ou uma raquete ou uns calções. Isto quer num ambiente de ténis, como de vela, de surf e windsurf. Por exemplo para o surf, há trinta anos fizeram fatos de neoprene, calçado e prancha técnica. A marca, no fundo, já viajou por estes desportos todos e o que nós estamos na fazer agora é ler esse caminho, reinterpretá-lo, torná-lo contemporâneo, dentro da linguagem e no fundo não esquecer o ADN da marca.” explicou ao Delas.pt, Ana Isabel Ramos, diretora criativa da marca.

Apesar de ser uma marca de vocação desportiva e ter desenvolvido peças técnicas o grande foco da Mike Davis é na roupa casual inspirada no universo da marca. “O nosso objetivo maior é realmente cruzar o desporto com o mundo real. A verdade é que o vestuário técnico evoluiu muito. Felizmente Portugal produz muito bem, não só vestuário mais comum, mas também produz vestuário mais técnico. O que o gabinete de design faz é ler o ADN da marca, analisa as tendências a nível internacional e depois enquadra essas tendências dentro daquilo que é o seu estilo que é uma fusão entre o elegantemente descontraído e que vai buscar inspirações a ambientes de desporto. Essas inspirações podem ter a ver com a silhueta, com a forma, com a matéria-prima e até com a cor., revela Ana Isabel Ramos.

A marca nacional conta com trinta lojas em solo nacional, sendo este o mercado que quer solidificar em primeiro lugar para depois fazer uma expansão internacional mais consistente e fluida. Tanto a produção como os materiais são na sua maioria nacionais. Veja algumas das imagens históricas da marca na nossa galeria.


Veja também a roupa certa para cada tipo de desporto.