Moda + Arquitetura = Casa perfeita

A expressão não é nossa, é a forma encontrada por Mette e Rolf Hay, cofundadores da HAY, para sublinhar a continuação da sua joint venture com a COS.

O mesmo espírito que fez nascer a parceria entre ambas, a do design e a da roupa, é o espírito que melhor descreve o lifestyle que se quer para esta primavera: fresco, limpo e nórdico. Se calhar é o espírito que se quer em todas as primaveras, depois da moleza já pegajosa do hyggue, não é?

A HAY, dinamarquesa, desenha desde 2015 a fileira casa da sueca COS, e tal como na moda, apresenta com ela novidades a cada estação. Na realidade, a parceria começou há já uma década, quando a HAY foi contratada para desenhar as lojas e os interiores da estreante COS, à altura.

Para esta primavera as propostas da HAY espelham a escolha cromática da roupa que a parceira apresenta. Verdes, dois, azeitona e cor de folha, cinzas quentes, branco e navy. Sempre roupa correta e contemporânea, que faz tão facilmente lounge como trabalho.

A colaboração com a HAY sublinha este ar natural e fácil. Aliás, são ambas marcas nórdicas que no desenho falam a mesma língua. Este discurso é por demais atraente para nós, os do sul, é-nos uma espécie de exótico próximo, europeus como nós mas tão diferentes. A eficácia e o carácter user friendly do design nórdico são, desde sempre, uma apetência forte do consumidor, especialmente depois de nos ter sido apresentado, a nós grande público, pela convivência quase omnipresente com o Ikea.

Tanto na roupa como no design da aventura COS+HAY a função está mesmo antes da forma. E ao mesmo tempo, sem desprimor algum para o fator belo; é como um quimono (há um lindo na coleção, em denim), é o mais prático dos casacos e tão bonito, ao mesmo tempo.


Leia também: Nórdicos Unidos, S.A


As propostas da HAY são terrenas, naturais e depuradas, à imagem da roupa da casa que a acolhe: vêm em dois pacotes, Modern Craft e Brutal Nature, e os nomes quase que bastam para perceber o carácter de ambas as linhas. Nada aqui está a mais, e qualquer tipo de adorno, per se, é suprimido; a existir, também ele tem algum tipo de função.

A COS tem loja física em Portugal, na Avenida da Liberdade, mas esta não disponibiliza os desenhos da HAY. Estes só se encontram online, em www.cosstores.com.