Subir

EUA: Morreu Nancy Reagan, antiga primeira-dama

Nancy Davis Reagan, mulher do antigo presidente norte-americano republicano Ronald Reagan, morreu este domingo de manhã, 6 de março, aos 94 anos, na sua casa em Bel-Air, Califórnia, vítima de paragem cardíaca. A antiga primeira-dama dos Estados Unidos da América, entre 1981 e 1989, foi atriz, mas foi a sua ligação ao universo da política – quando marido foi eleito governador da Califórnia, em 1966 – que começou a colocá-la sob os holofotes dos media.

Considerada uma primeira-dama influente, mas também controversa, Nancy Reagan trabalhou de perto causas em torno da juventude. Foi ela quem pugnou pela campanha contra a toxicodependência, intitulada “Just Say No” (simplesmente diz não, em tradução literal).

Muito admirada pelo elegante guarda-roupa, coube a Nancy dar um impulso notável à indústria da moda norte-americana, recorrendo à criatividade de estilistas e costureiros dos EUA, como James Galanos e Oscar de la Renta. Porém, nem sempre tudo foi pacífico uma vez Nancy nem sempre declarou todos os presentes que recebeu de reputados designers, o que levantou problemas éticos, mas também questões em torno de impostos.

Nova-iorquina, Anne Francis Robbins nasceu a 6 de julho de 1921, filha de uma atriz e de um vendedor. Com 14 anos, Nancy via a mãe voltar a casar com um importante médico de Chicago. Em 1943, concluiu a formação no Smith College e tornou-se numa atriz com sucesso moderado, participando em cerca de uma dezena de filmes, nas décadas de 1940 e 1950.

O encontro com Ronald Reagan deu-se precisamente nesse universo do cinema, quando ele, também ator, era o responsável do Screen Actors Guild. Nancy pediu-lhe, então, ajuda para corrigir um lapso que colocava o nome da atriz na lista de simpatizantes comunistas e, consequentemente, sob pena de ser afastada da indústria,

Nancy e Ronald Reagan casaram-se em 1952 e tiveram dois filhos, Patti e Ron. Sempre muito ligados, a antiga primeira-dama, Nancy declarou em entrevista à ‘Vanity Fair’ que a sua vida começou com Ronald Reagan – com quem esteve casada 52 anos. “Quando digo que a minha vida começou com o Ronnie, bem, é verdade. Começou mesmo. Não consigo imaginar a minha vida sem ele”.

Assim que foi diagnosticada a doença de Alzheimer ao antigo presidente dos Estados Unidos da América, Nancy dedicou-se integralmente ao seu cuidado. Ronald Reagan viria a morrer a 5 de junho de 2004, aos 93 anos. A antiga primeira-dama vai ser sepultada em Simi Valley, California, ao lado do marido.

CB