Morreu Greta Friedman, a enfermeira da fotografia da II Guerra Mundial

la-me-greta-friedman-20160910-snap

Morreu a enfermeira de uma das fotografias mais icónicas da Segunda Guerra Mundial. Tinha 92 anos e, de acordo com informações dadas pelo filho, Greta Friedman não resistiu a uma pneumonia.

A 14 de agosto de 1945, em Times Square, Nova Iorque, um marinheiro festejou o final do conflito com um beijo à Hollywood. Alfred Eisenstaedt, fotojornalista norte-americano que trabalhava para a revista ‘Life’, estava lá e captou o momento. A imagem tornar-se-ia símbolo do final da guerra. Friedman, então com 21 anos, era a protagonista da imagem.

mendonsa
A imagem da autoria de Alfred Eisenstaedt

Já o marinheiro é George Mendonsa, tem atualmente 93 anos e vive em Rhode Island, nos Estados Unidos. Apesar do beijo apaixonado a Greta Friedman, foi com outra mulher – que também nunca tinha visto até esse momento, tal como à enfermeira – que Mendonsa se casou. Quem? O seu rosto aparece sorrateiramente nesta mesma imagem, a espreitar por detrás das costas do marinheiro.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Nuno Lopes venceu o prémio Orizzonti