Netflix quer produções portuguesas

chalalala

“Original Local” esta é a designação que Netflix dá ao tipo de produto que anda agora à procura para produzir. Num encontro com a imprensa portuguesa, Yenia Zaba, diretora das relações com os media para a Europa, afirmou que a empresa de distribuição de entretenimento televisivo pela internet quer apostar em produções televisivas nacionais que possam ser distribuídas nos 190 países onde o canal opera:

“Estamos à procura de boas histórias que funcionem em todos os lugares. O entretenimento é uma coisa global.”

Exemplo deste produto é já a série Marseille, com Gérard Depardieu, produzida em França e a passar em todos os países onde a Netflix está presente. Em 2016 deve estrear uma série produzida na Alemanha. De Portugal ainda não há nenhuma série alinhada, mas o canal afirma que gostaria de ter conteúdos nacionais.

A Netflix quer também continuar a produzir documentários que respondam aos mesmos desafios: produção local que funcione bem globalmente.

A Netflix está a operar em Portugal desde outubro de 2015. Na apresentação à imprensa, aquando do lançamento da marca no País, o fundador, Reid Harris, tinha estabelecido o objetivo de estar presente em 1/3 dos lares urbanos do País. O canal não revela ainda o número das subscrições conseguidas. Yena Zaba refere-se aos resultados apenas em termos qualitativos:

“Estamos muito felizes pela forma como as coisas têm acontecido.”

Em termos de programação, este ano tem reposição das 3 primeiras séries de ‘Orange is the new black’ e a garantia os direitos de emissão para Portugal das próximas séries. E no que toca à produção, a Netflix vai ter 75 originais com grandes estrelas no elenco, como Angelina Jolie, Ashton Kutcher e Brad Pitt.