Nórdicos Unidos, S.A.

(Teaser surrealista para aguçar o apetite para a nova futura coleção hay+ikea):

Filme produzido pelo estúdio Kuhl & Solvstrom, com direção criativa de Nikolaj Fremming da agência Nikextension e do estúdio criativo Barkas.

No mesmo dia em que o IKEA anunciava uma esperta parceria com Tom Dixon anunciava outra com a dinamarquesa HAY. Será isto reflexo da onda Folklore que se espraia pelo mundo? Os nórdicos vão também puxar eles pelos seus galões e unirem-se em frentes comuns?

Parece que sim. Pelo menos por parte do gigante sueco Ikea, vêm aí os vikings outra vez. Mas não só IKEA; como já lhe contamos antes, sobre outra parceria da HAY, e desta vez com a também sueca COS, das modas, são muitas as histórias sobre esta nova onda em que países do Norte da Europa se unem, agrupando várias fileiras de produto, partindo para conquistar o mundo, não com drakkars e espadeirada, mas com uma das mais apetecíveis armas comerciais da atualidade: o fino e depurado gosto nórdico.

Este continua (e talvez mais que nunca) a ser tendência na decoração: toda a gente quer ter uma vida mais sã, limpa e livre de tralha, e não há como o layout do escandinavo contemporâneo para o conseguir. Mesmo que a se sua costela deco for mais para o estilo Tia Rosa, os nórdicos também pensaram em si: o Gustaviano tem tudo isto aliado a um certo ar histórico e romântico, como uma espécie de farfalho barroco europeu, mas mais contido, inteligentemente empobrecido e com menos recantos para limpar o pó.


Leia também: Ikea anuncia colaboração com guru do design

Ikea paga pelos seus móveis velhos


A parceria IKEA + HAY parte deste encontro de gostos regionais em comum, no desenho dos interiores, e pretende dar o passo em frente: explorar em conjunto as possibilidades da identidade única do design escandinavo e concretizá-las para o maior numero de pessoas possível, a custos módicos.

Esta democratização do bom gosto é apenas possível com este gigante comercial, talvez o maior do mobiliário contemporâneo. O IKEA tem a máquina, o processo e a distribuição, dos mais eficazes do mercado. A HAY traz para a equação a sua linha tipicamente nórdica, seca de forma e funcional antes do mais. Poder-se-ia dizer ah-mas-e-tal, é tão pouco decorativa. Pode ser, mas é também cada vez mais aquilo que o consumidor contemporâneo busca, quando decora a casa.

Os ikeaólicos só poderão encontrar em loja o resultado desta parceria lá para a primavera de 2018, mas como é Delas facultar ao leitor novidades fresquinhas mal as encontre, trazemos-lhe na galeria as primeiras 5 peças conhecidas da primeira ventura IKEA+HAY.

Imagem de destaque: imagem © inter IKEA systems B.V. 2016