Nova Iorque: tampões e pensos gratuitos em escolas, prisões e abrigos

O município de Nova Iorque vai passar a disponibilizar tampões e pensos higiénicos gratuitamente em estabelecimentos públicos, como escolas, abrigos e prisões.

A nova legislação foi assinada na semana passada, pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Iorque, Bill de Blasio, depois de ter sido aprovada por unanimidade em junho.

Apresentada pela vereadora Julissa Ferreras-Copeland no início deste ano, a medida permitiu a disponibilização imediata destes bens a cerca de 300 mil estudantes e a 23 mil mulheres em abrigos.


Leia também: Menstruação: porquê tanto estigma em torno do sangue


Nas cadeias, apesar de já existir a distribuição gratuita de produtos para a higiene menstrual, as quantidades ficavam muitas vezes aquém das necessidades, refere a Associated Press. Com esta legislação torna-se agora mais fácil requisitar e receber novas remessas.

“Estas leis reconhecem que os produtos de higiene feminina são uma necessidade, não um luxo”, sublinhou Bill de Blasio, num comunicado onde condena o estigma em torno da menstruação.

Segundo a autarquia, Nova Iorque é a primeira cidade dos Estados Unidos a garantir o acesso a estes produtos e é provável que a medida se estenda, em breve, ao resto do Estado. Em maio passado, o governador Andrew Cuomo aprovou a isenção de taxas sobre esses produtos e espera-se que no final deste ano faça passar a lei estadual a proposta nova-iorquina.

 

Imagem de destaque: Sebra/Shutterstock

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Portuguesa é campeã europeia de surf em juniores…