Nunca faça estas perguntas a um vegan ou vegetariano

Se não é vegan nem vegetariana, provavelmente tem amigos que seguem esse tipo de alimentação e já lhes perguntou, várias vezes, o que comem ou se não sentem falta de carne e peixe. Praticamente todos os que os rodeiam lhes fazem estas questões. E para eles isso é chato. Muito chato. Ninguém gosta de repetir a mesma explicação vezes sem conta. Para ajudar a resolver este problema e esclarecer os portugueses, a blogger Maria de Oliveira Dias lança, esta quinta-feira, o livro ‘Os Básicos da Cozinha Vegana’ onde não só desmistifica este tipo de alimentação como dá algumas receitas.

“Sou vegetariana desde os 12 anos e vegana há muitos. A maneira de olhar, meio desconfiada, meio em forma de gozo ou meio ignorante para o tema continua igual. Pensam que é tudo muito caro, muito difícil de fazer, que as pessoas têm de ir constantemente ao médico porque têm carências nutricionais”, explica ao Delas.pt Maria de Oliveira Dias.


Leia também o artigo: 8 dicas para ter mais energia sem cafeína


Apesar de existirem cada vez mais livros sobre alimentação no mercado português, não há muitos que falem sobre a cozinha vegana. E Maria quer contrariar a tendência.

“A minha abordagem é diferente porque falo da comida como uma coisa muito natural. Estamos um pouco obcecados com os superalimentos, as doses diárias recomendadas, os nutrientes separados. Acabamos por nos esquecer dos alimentos em si e vamos refugiar-nos em pequenas partes deles que, na verdade, só funcionam quando são ingeridos em conjunto”, sublinha a blogger.

A maioria dos restaurantes portugueses, na opinião da autora, também não estão preparados para quem adota este tipo de alimentação. Por isso, Maria deixa-lhe também no livro algumas receitas vegan da sua infância, ideais para o inverno e bastante saudáveis.

Veja, na galeria de imagens acima, alguns dos mitos que Maria de Oliveira Dias desconstrói no livro e cinco das suas receitas preferidas.

vegana

‘Os Básicos da Cozinha Vegana’, de Maria de Oliveira Dias. 16,50€, editora Corvus