Cuidados de higiene íntima e sexual a ter nos festivais de verão

Todas já tivemos dúvidas: levar pensos ou tampões? As cuecas de algodão ou as sensuais? Vestidos ou calças? E a mala… é pequena: posso não levar os lenços de papel, as toalhitas ou os preservativos? A resposta a esta última pergunta é: Não! Não! Não!

O público que frequenta os festivais é predominantemente feminino, segundo a Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), e por isso é tempo de falar da questão da higiene íntima, das infeções urinárias e que cuidados ter após o sexo.

Na galeria acima pode ficar a conhecer as 13 recomendações deixadas por Maria do Céu Santo, ginecologista e obstetra e coordenadora de Medicina Sexual da Sociedade Portuguesa de Sexologia (SPS), Fernanda Santos, diretora da Autoridade de Saúde Pública do Litoral Alentejano, Paulo Pelixo, psicólogo ligado ao Planeamento Familiar e até a entidade que reúne todos os festivais, a Aporfest.


Recorde as regras de higiene nos festivais de verão


Um festival que junta milhares de jovens durante vários dias não pode senão ser um lugar de festa e sexo. A ginecologista Maria do Céu Santo lembra uma máxima: “Faça tudo o que lhe dá prazer e que não estrague o amanhã. O que é preciso é ter bom senso, conhecer os limites, saber que há doenças sexualmente transmissíveis e ter os cuidados básicos e evitar tudo o que altere demais a consciência, ou seja, cuidado com o álcool e com as drogas“. Isto porque “não precisamos de complicar de maneira nenhuma, afinal falamos de um momento de boa disposição e divertimento”, diz a coordenadora de Medicina Sexual da Sociedade Portuguesa de Sexologia.

 

Imagem de destaque: Shutterstock

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Como o criador de ‘Xena’ desafiou o papel das …