O que as amizades dizem sobre a nossa personalidade

Todos conhecemos a célebre expressão: “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, e parece que é mesmo verdade. Segundo um novo estudo publicado na revista científica ‘Psicologia Social & Ciência da Personalidade’, não há nada melhor para fazermos uma introspeção sobre a nossa própria personalidade do que olhar para as pessoas com quem passamos mais tempo.

Os investigadores britânicos concluíram que os quatro grandes traços da nossa personalidade – extroversão, consciência, disposição e abertura a novas experiências – têm uma grande influência na escolha dos nossos amigos e no tipo de amizades que estabelecemos com eles.


Leia também o artigo: Estudo diz quantos amigos pode ter no Facebook


Quem é menos extrovertido e mais fechado costuma ter apenas um amigo próximo, enquanto quem é mais extrovertido tem um maior número de amizades, de diferentes etnias e sexos. No caso especifico das mulheres, o estudo refere que os elementos do sexo feminino que são abertos a novas experiências também fazem sexo com maior frequência.

“A abertura a novas experiências parece estar associada a estilos complementares de amizade, enquanto um menor grau de extroversão está relacionado com os laços de amizade mais tradicionais, uma maior estabilidade e proximidade dos amigos”, concluíram os autores do estudo, citados pelo site Refinery 29.

Já as pessoas mais conscientes, por sua vez, costumam estabelecer amizade com parentes ou pessoas do mesmo sexo e têm menos amigos desempregados.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores fizeram testes de personalidade a mais de 12 mil britânicos. Estes resultados comprovam que não há uma forma certa ou errada de escolher as suas amizades. O importante é descobrir qual o tipo de relacionamento ideal para cada personalidade.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Zélia Duncan vem a Portugal bem acompanhada