O que Marcelo ofereceu a Isabel II e o presente que recebeu em troca

A Rainha de Inglaterra Elizabeth II recebe em audiência o Presidente da República de Portugal Marcelo rebelo de Sousa, no palácio de Buckingham, em Londres, 17 de novembro de 2016. LUSA/PA/ DOMINIC LIPINSKI

Uma garrafa de vinho do Porto datada de 1953, ano da coroação de Isabel II, e uma peça da Vista Alegre, reprodução de uma coleção da antiga Companhia das Índias. Foram estes os dois items que Marcelo Rebelo de Sousa levou até ao Palácio de Buckingham, em Londres, na passada quinta-feira, para um encontro com a monarca britânica.

Depois de ter contado à Rainha de Inglaterra que essa era a terceira vez que a via em pessoa – a primeira, no Terreiro do Paço, tinha oito anos e Isabel II 30, e a segunda em 1985, quando a monarca esteve em Portugal e ambos jantara no iate Britannia -, o Presidente da República trocou presentes com a monarca.

E o que recebeu em troca foi bem mais caricato do que o que ofereceu. Isabel II mandou emoldurar em prata uma fotografia sua na companhia do neto, o príncipe William, para oferecer a Marcelo Rebelo de Sousa.

A escolha da rainha britânica está a ser encarada de duas formas: ou o seu afeto e a sua ternura, na qualidade de avó, falaram mais alto, ou o facto de ter escolhido William para o retrato significa aquilo de que há muito se fala: será o duque de Cambridge e não o seu pai, o príncipe Carlos, o próximo herdeiro do trono.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Proteção a crianças traz Angelina Jolie de volt…