Onde levar as crianças este fim de semana

crianças

As melhores máscaras de Carnaval vão estar no Central Park

central-park

O Central Park, em parceria com a Junta de Freguesia de Miraflores, celebra no sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 16:00 e as 18:00, o Carnaval de uma forma muito especial, com um concurso de máscaras dedicado aos mais novos. A competição vai ser dividida em duas provas, uma para crianças com idades entre os 0 e os 5 anos e outra para crianças entre os 6 e os 10.

Os três primeiros classificados de ambas as provas recebem um prémio pelo melhor disfarce de carnaval.

Horários:
Dia 25 de fevereiro, entre as 16:00 e as 18:00, no centro comercial Central Park, em Miraflores, Lisboa.

Carnaval com Arte para bebés e crianças

carnaval-com-arte

Uma oficina de arte e música para bebés inspirada no Carnaval em exibição no Studioteambox para lhe provar que o seu bebé pode mostrar-lhe uma forma diferente de perceber a arte. Neste momento, o local acolhe o projeto ‘Arte e os Bebés’, que visa acolher os bebés e as suas famílias em espaços que normalmente não têm essa abertura, fazendo com que o próprio bebé seja responsável por levar a família às exposições.

A proposta é explorar sensorialmente as reflexões que a exposição nos desperta e trazer para a experimentação os elementos que surgem nos desenhos da exposição. No fundo, vivenciar de forma lúdica as fantasias e mitos que a exposição sugere e brincar ao Carnaval com os bebés e as suas famílias através de músicas, objetos, instrumentos e brinquedos.

Horários:
Dia 25 de fevereiro, entre as 10:00 e as 15:30, no Studioteambox, em Lisboa.

Ioga infantil

ioga

Angela Martinez, professora da Associação Internacional de Professores de Yoga do Brasil e do Centro de Estudos de Yoga Narayana, vem a Lisboa ministrar um workshop de ioga infantil. O objetivo desta modalidade de ioga é fazer com que os mais pequenos vivam como verdadeiras crianças e no futuro se tornem adolescentes equilibrados, aceitando as diferenças, e adultos auto-realizados, auto-suficientes, saudáveis, felizes e com ética.

O ioga infantil trabalha a coordenação motora, equilíbrio, respiração, concentração, criatividade e trabalho em equipa. As posturas, exercícios respiratórios e de relaxamento trabalhados respeitam a realidade motora e sensorial das crianças.

Horários:
Dia 25 de fevereiro, entre as 9:30 e as 13:00, na Alba Associação Luso Brasileira Ayurvédica, em Lisboa.

Teatro de marionetas

teatro-de-marionetas

Um processo criativo desenvolvido entre Portugal e a Noruega dedicado a bebés. Partindo da memória coletiva de ambos os países misturou-se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário.

Um espetáculo icónico onde a abordagem não-verbal ganha forma através da fusão fonética das duas línguas, criando novas palavras e sons, aliada à musicalidade e à linguagem corporal. “Conchas” conta a história de viajantes reais e imaginários, pintados na tela, privilegiando os bebés e as suas famílias.

Horários:
Dia 26 de fevereiro, entre as 15:00 e as 15:35, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.

A Vida das Árvores

vida-das-arvores

A Vida das Árvores é uma divertida e educativa sessão no Planetário de Espinho que aborda o fascinante mundo das árvores. Mostra como elas conseguem vencer a gravidade para transportar água até ao topo das suas copas, como funciona a fotossíntese e de que forma contribuem para a diversidade da vida na Terra através da produção de oxigénio.

A história é apresentada por duas personagens muito peculiares: uma joaninha de nome Dolores e o seu melhor amigo, um pirilampo chamado Miguel. A Vida das Árvores é uma sessão perfeita para toda a família, que promove a consciencialização para a proteção da natureza em que vivemos.

Horários:
Dia 26 de fevereiro, entre as 15:30 e as 16:15, no Planetário de Espinho, em Espinho.

Concerto Mão Verde, com Capicua e Pedro Geraldes

mao-verde

Um concerto para crianças com Capicua e Pedro Geraldes em torno das plantas, da agricultura, da alimentação, dos cheiros das ervas aromáticas, da cor das flores e com uma clara motivação ecologista. Durante cerca de uma hora, sempre com momentos de interação com o público, sucedem-se canções alegres, com mensagens importantes, numa abordagem tão inteligente quanto engraçada dos temas quotidianos e do universo verde que nos rodeia.

Rimas, histórias, rap e jogos de palavras sobre batidas coloridas e acompanhadas por diversos instrumentos tocados ao vivo. Ter a “Mão Verde” nasce da tradução de uma expressão francesa, que significa ter jeito para as plantas e talento para a jardinagem.

Horários:
Dia 26 de fevereiro, entre as 16:00 e as 17:00, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.