Orzotto ao açafrão por Nigella Lawson

orzotto

É um risotto, mas a famosa chef de cozinha britânica Nigella Lawson decidiu chamar-lhe orzotto por ser feito com cevada (orzo, em italiano). Além de ser incrivelmente simples de fazer, como vai poder ver na receita abaixo, ao contrário do que acontece com o risotto não precisa de mexer. É um prato que parece conquistar todos.

Ingredientes (para 4, como acompanhamento):
750 ML de caldo de galinha ou de legumes fraco
1/4 C. de chá de fios de açafrão
2 X 15 ML/C. sopa de azeite de alho
1 Chalota, ou 1 cebola pequena, descascada e picadinha
250 g de cevada perolada
2 X 15 ML/C. sopa de parmesão ralado
Sal e pimenta, a gosto
2-3 X 15 ML/C. sopa de mascarpone (opcional)

Preparação:
Comece por fazer o caldo num jarro (não use caseiro, adicione um concentrado ou pó de qualidade à água a ferver). Use um pouco menos do que o aconselhado na embalagem, para que não fique salgado. Junte o açafrão, misture e reserve por um momento.

Numa panela rasa, de fundo pesado, ou numa caçarola de ir ao lume, com cerca de 26 cm de diâmetro e – importante – que tenha tampa, aqueça o azeite de alho em lume médio-brando e junte a chalota picada. Deixe cozinhar durante 2 minutos, mexendo. Não queremos que ganhe cor. Se usar cebola em vez de chalota, pode precisar de a deixar durante perto de 5 minutos.

Aumente o lume e junte a cevada, mexendo na panela quente durante 1 minuto. Adicione o vermute ou vinho e mexa de novo.

Acrescente o caldo quente com açafrão, coloque a tampa, baixe o lume e deixe o orzotto cozer suavemente durante 20-30 minutos, ou até a cevada estar bem cozinhada e macia e a maior parte do líquido ter sido absorvida. Acrescente um pouco de água a ferver se o líquido for quase todo absorvido antes de a cevada estar macia. Destape e tire do lume; se quiser, pode deixar arrefecer, tapar, levar ao frigorífico e deixar durante 1 ou 2 dias. Senão, junte o parmesão e tempere a gosto. Se quiser adicionar o mascarpone, deve fazê-lo agora.

Ficha técnica do livro:

nigellissima

Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson. Bertrand Editora, 22,20 euros

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Tagliata para dois por Nigella Lawson