Os domingos são dia de cinema de animação japonês

O Museu do Oriente, em Lisboa, vai receber aos domingos, até 26 de agosto, um ciclo de exibição de filmes de animação japonesa dos estúdios Ghibli, com entrada gratuita.
“Arquitetos do Imaginário” é o título deste ciclo, já na sua terceira edição, reunindo quatro filmes: “Nausicaä do vale do vento”, de Hayao Miyazaki, “Contos de Terramar”, de Goro Miyazaki, “O Castelo Andante”, de Hayao Miyazaki e “O Mundo Secreto de Arriety”, de Hiromasa Yonebayashi.
Fundado em 1985 pelos criadores japoneses Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o Studio Ghibli tem vindo a criar filmes de animação com universos de fantasia poética, atenção ao detalhe e uma imagética que combina realidade e imaginação.
Quase todos os filmes ali criados foram dirigidos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, enquanto Toshio Suzuki, por sua vez, é o produtor da maioria destes filmes.
“A viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki, venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2003. Os estúdios inauguraram ainda o Museu Ghibli, dedicado às obras do estúdio.

Imagem: IMBD

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

À mesa com cultura e sabores do mundo