Homens e a igualdade de género em Portugal juntos em livro

igualdade
[Fotografia: Shutterstock]

“Livro Branco – Homens e Igualdade de Género de Portugal”. Este é o olhar que a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego a par com o Instituto de Ciências Sociais querem trazer para a discussão em torno da paridade entre homens e mulheres, no acesso a oportunidades e a cargos de chefia.

"Livro Branco - O 'Homens e Igualdade de Género de Portugal [Fotografia: DR]
“Livro Branco – O ‘Homens e Igualdade de Género de Portugal [Fotografia: DR]
Isto num país em que o sexo feminino está em maior escala das universidades, conquista melhores notas, mas tal não se reflete depois nos topos das chefias.


Leia também E se os homens também precisarem de igualdade em Portugal?


Ao mesmo tempo, há a conciliação da vida profissional com a vida familiar e o mundo das tarefas domésticas, realidade onde os homens participam cada vez mais, mas tem sido do entendimento comum haver ainda muitos passos a dar.


Quando eles vestem a camisola por elas: Veja o novo papel do ator José Fidalgo e como ele quer lutar pela igualdade


“Identifica-se assim um conjunto de práticas e atitudes em contraciclo com as mudanças observadas, práticas e atitudes essas que, insistindo numa divisão diferenciada do trabalho com base na diferença sexual, resistem, quando não se opõem, a uma maior participação do homem na vida familiar”, declararam os responsáveis ao DN.


O tema está em discussão na especialidade na Assembleia da República


O Livro Branco, que conta com o olhar e participação de sete sociólogos – seis mulheres e um homem -, é apresentado esta tarde, terça-feira, 7 de março, a partir das 15h00, na Casa-Museu DR. Anastácio Gonçalves, em Lisboa, e conta com, entre outros, a presença da presidente da CITE, Joana Rabaça Gíria, e a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

Imagem de Destaque: Shutterstock