Os momentos mais marcantes dos Oscars

A reta final da cerimónia de entrega dos Oscars foi a que tornou a noite deste domingo irrepetível. Neste caso não foi por se ficar a saber o vencedor da categoria de Melhor Filme, mas por Warren Beatty e Faye Dunaway terem lido o cartão errado aquando do seu anúncio: ‘La La Land’ foi anunciado como triunfante, um erro corrigido quando os produtores e atores já celebravam no palco do Teatro Dolby. Afinal, foi ‘Moonlight’ que saiu vencedor.

Beatty explicou que a confusão foi gerada por uma troca de envelopes: o que o ator tinha em mãos dizia “Emma Stone, Melhor Atriz Principal”, o que os fez anunciar aquele que era o filme com mais nomeações como vitorioso. Já nos bastidores, a protagonista da película de Damien Chazelle lançou a confusão ao dizer que o envelope com o seu nome estava em sua posse desde que lhe foi entregue o prémio de Melhor Atriz. Como poderia, então, Beatty ter um outro?

A justificação pode residir na explicação dada há dias pelo funcionário da PwC (Pricewaterhousecoopers) Bran Cullinan, responsável, juntamente com Martha Ruiz, de contar os votos e entregar aos apresentadores os nomes dos vencedores instantes antes de estes entrarem em palco.

“Eu tenho todos os 24 envelopes na minha mala. A Martha tem outros 24 na dela. Posicionamo-nos em lados opostos do palco durante toda a noite e cada um de nós entrega em mão os envelopes ao respetivo apresentador. Não parece complicado, mas temos de garantir que lhes damos os cartões corretos”

Ou seja, há sempre dois envelopes, por categoria, com os nomes dos vencedores: Stone poderá ter guardado um, mas Warren Beatty também poderá ter recebido outro.

Em resumo, ‘La La Land’ levou para casa os galardões de Realizador (Chazelle), Atriz (Stone), Fotografia, Direção Artística, Banda Sonora e Canção Original. Além do de Melhor Filme, ‘Moonlight’ foi ainda agraciado com os de Melhor Ator Secundário (Mahershala Ali) e Melhor Argumento Adaptado. Argumento Original foi entregue a ‘Manchester By The Sea’ e ‘Vedações’ deu a Viola Davis o Óscar para Melhor Atriz Secundária.

Afinal, era Elie Saab

Depois do bate-boca entre Karl Lagerfeld e Meryl Streep – o estilista acusou a atriz de recusar vestir Chanel nesta 89ª edição dos Óscares, embora mais tarde tenha pedido desculpa e afirmado ter-se enganado -, a dúvida pairava no ar: afinal, que designer escolheu a intérprete para levar à gala mais esperada do ano?

89th Academy Awards - Oscars Awards Show - Hollywood, California, U.S. - 26/02/17 - Actress Meryl Streep reacts. REUTERS/Lucy Nicholson - RTS10H5R

A resposta chegou já de dentro do Teatro Dolby, com a nomeada por ‘Florence – Uma Diva Fora de Tom’ a envergar uma criação de Elie Saab. A peça foi feita por medida e Streep envergou-a com orgulho.

A atriz, a mais nomeada de sempre à estatueta dourada – com 20 indicações no total -, recebeu uma ovação de toda a audiência no discurso de abertura de Jimmy Kimmel, o apresentador de serviço.

Depois de Lagerfeld a ter criticado, acusando-a de vestir criações de estilistas que lhe pagassem, Streep não aceitou o pedido de desculpas e acusou o estilista de querer estragar a sua participação na cerimónia. “Essa história disseminou-se por todo o mundo e continua a ofuscar a minha participação nos Óscares, no momento em que quebro o meu recorde com a 20ª indicação. Diminui este feito aos olhos dos media, dos colegas e da audiência”, disse Meryl.

O desafio a Trump

Num evento que se esperava mais politizado do que se revelou, um pequeno laço azul sobressaiu, especialmente por ter sido usado, entre outras celebridades, por Karlie Kloss. A modelo usou o símbolo da campanha Stand with ACLU (“Apoia a ACLU”, a União Americana pelas Liberdades Civis), lançada para combater as normas de imigração de Donald Trump.

E porquê Kloss? Porque Kloss, que compareceu na cerimónia com um vestido Stella McCartney, é a namorada de Joshua Kushner, irmão de Jared Kushner, o marido de Ivanka Trump e membro da administração contra a qual a manequim protesta.

89th Academy Awards - Oscars Red Carpet Arrivals - Hollywood, California, U.S. - 26/02/17 - Model Karlie Kloss wearing a white cape gown by Stella McCartney. REUTERS/Mario Anzuoni - RTS10G9C
Karlie Kloss colocou o laço azul num vestido de Stella McCartney

Ainda assim, não foi a única. Pela passadeira vermelha, também Ruth Negga (vestida por Karla Welch), Casey Affleck, Lin-Manuel Miranda e Busy Philipps aceitaram o desafio da ACLU.


No final da noite, foram estes os vencedores:

Melhor Filme: ‘Moonlight’

Melhor Realizador: Damien Chazelle (‘La La Land’)

Melhor Ator Principal: Casey Affleck (‘Manchester by the Sea’)

Melhor Atriz Principal: Emma Stone (‘La La Land’)

Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali (‘Moonlight’)

Melhor Atriz Secundária: Viola Davis (‘Fences’)

Melhor Argumento Original: ‘Manchester by the Sea’

Melhor Argumento Adaptado: ‘Moonlight’

Melhor Filme de Animação: ‘Zootopia’

Melhor Filme Estrangeiro: ‘Forushande’ (Irão)

Melhor Documentário em Longa-metragem: ‘O.J.: Made in America’

Melhor Documentário em Curta-metragem: ‘The White Helmets’

Melhor Animação em Curta-metragem: ‘Piper’

Melhor Banda Sonora: ‘La La Land’

Melhor Canção Original: ‘City of Stars’ por ‘La La Land’

Melhor Edição de Som: ‘Arrival’

Melhor Mistura de Som: ‘Hacksaw Ridge’

Melhor Direção de Arte: ‘La La Land’

Melhor Fotografia: ‘La La Land’

Melhor Maquilhagem: ‘Suicide Squad’

Melhor Guarda-Roupa: ‘Fantastic Beasts and Where to Find Them’

Melhor Edição/Montagem: ‘Hacksaw Ridge’

Melhores Efeitos Visuais: ‘The Jungle Book’


Os turistas

Quem também saiu vencedor desta 89ª edição dos Oscars foi um grupo de turistas que fazia um circuito de autocarro por Hollywood e que o anfitrião Jimmy Kimmel quis presentear. Por isso, e para surpresa de todos, chamou-os a entra no Teatro Dolby. Os “intrusos” tiveram oportunidade de cumprimentar algumas das estrelas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Festival da Canção: estão apurados os oito fina…