Pedro Almodóvar lidera júri do festival de Cannes

Director Pedro Almodovar arrives at the 8th Annual Governors Awards in Los Angeles
Director Pedro Almodovar arrives at the 8th Annual Governors Awards in Los Angeles, California, U.S., November 12, 2016. REUTERS/Mario Anzuoni - RTX2TEB3

O realizador Pedro Almodóvar vai liderar o júri da edição deste ano do festival de cinema de Cannes, anunciou a organização do evento, esta terça-feira (31 de janeiro).

Conhecido por dar destaque às mulheres e ao universo feminino na sua filmografia, Almodóvar é o primeiro espanhol a presidir o histórico festival de cinema, com 70 anos de história.


Leia também: Polanski desiste de presidir aos prémios César após contestação em França


“Só posso dizer que me vou dedicar de corpo e alma a esta tarefa, que é tanto um privilégio como um prazer”, afirmou o realizador de 67 anos, diretor de filmes como ‘Mulheres à beira de um ataque de nervos’, ‘Ata-me!’, ‘Fala com Ela’, ‘Volver’ ou o mais recente, ‘Julieta’.

Com o filme ‘Tudo Sobre a Minha Mãe’, de 1999, Almodóvar conquistou um Óscar para Melhor Filme Estrangeiro e o prémio de melhor realizador em Cannes. Embora tenha estado nomeado várias vezes para a Palma de Ouro – prémio máximo atribuído neste festival – nunca venceu.

Em contrapartida, os seus filmes têm sido nomeados e premiados um pouco por todo o mundo. A Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema nomeou vários filmes seus, o último dos quais ‘Julieta’, para prémios EDA Awards, entregues anualmente, tanto em categorias genéricas como naquelas dirigidas às temáticas de género e à representação feminina no cinema.