A cadeia de fast food Burger King quis entrar em grande na Bélgica. Para a sua entrada neste país, o império norte-americano de James McLamore e David Edgerton preparou uma campanha publicitária em que pede aos belgas para escolherem o seu “verdadeiro rei”. A proposta não agradou à Casa Real, avança a imprensa local.
No anúncio em questão são usadas imagens da mascote da marca e do rei Philippe para questionar os cidadãos: “Dois reis. Uma coroa. Quem vai governar?”. A campanha decorre online e, aos internautas que optam pelo monarca, de 57 anos, são apresentadas duas pergutas: “Tem a certeza?” e “Ele não cozinha batatas fritas para si?”.
Em comunicado, o porta-voz da Casa Real belga explicou que esta não gostou da brincadeira. “Dissemos-lhes que não estávamos satisfeitos por eles terem usado uma imagem do rei na campanha. A imagem de Philippe da Bélgica não pode ser explorada para fins comerciais”, justificou Pierre-Emmanuel de Bauw.
Já a Restaurants Brand International, empresa que detém os direitos do franchise no país da Burger King, afirmou estar a ser averiguada a possibilidade de a campanha ser alterada.