Philippe da Bélgica entra em guerra com cadeia americana de fast food

Belgium's King Philippe visits the start-up incubator
Belgium's King Philippe visits the start-up incubator "Molengeek" in the Brussels district of Molenbeek, Belgium May 30, 2017. REUTERS/Francois Lenoir - RTX388QP

A cadeia de fast food Burger King quis entrar em grande na Bélgica. Para a sua entrada neste país, o império norte-americano de James McLamore e David Edgerton preparou uma campanha publicitária em que pede aos belgas para escolherem o seu “verdadeiro rei”. A proposta não agradou à Casa Real, avança a imprensa local.

No anúncio em questão são usadas imagens da mascote da marca e do rei Philippe para questionar os cidadãos: “Dois reis. Uma coroa. Quem vai governar?”. A campanha decorre online e, aos internautas que optam pelo monarca, de 57 anos, são apresentadas duas pergutas: “Tem a certeza?” e “Ele não cozinha batatas fritas para si?”.

Uma imagem da campanha que decorre online

Em comunicado, o porta-voz da Casa Real belga explicou que esta não gostou da brincadeira. “Dissemos-lhes que não estávamos satisfeitos por eles terem usado uma imagem do rei na campanha. A imagem de Philippe da Bélgica não pode ser explorada para fins comerciais”, justificou Pierre-Emmanuel de Bauw.

Já a Restaurants Brand International, empresa que detém os direitos do franchise no país da Burger King, afirmou estar a ser averiguada a possibilidade de a campanha ser alterada.