‘Poema’ de Maria Teresa Horta distinguido no Reino Unido

O jornal britânico ‘The Guardian’ escolheu, esta segunda-feira, 28 de novembro, dedicar a sua secção ‘Poem of the Week’ à escritora portuguesa Maria Teresa Horta.

‘Poema’ foi, passe-se a repetição, o poema escolhido e publicado na sua versão original em português e na versão traduzida em inglês por Lesley Saunders, recentemente distinguida com o primeiro prémio na Open Category do Stephen Spender Prize 2016.

A apresentação bilingue desta criação de Maria Teresa Horta é acompanhada por um artigo que o descreve como “um importante culminar e afirmar do seu estatuto enquanto artista e pensadora radical” e que fala também do seu percurso e da sua escrita, com destaque para a obra “Novas Cartas Portuguesas”, lançada na década de 70.

O célebre livro, escrito em coautoria com Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno, foi banido pelo Estado Novo e fez com que as três autoras fossem levadas a julgamento e condenadas, num processo que se tornou conhecido como as “Três Marias”. O caso foi seguido de perto pelos movimentos feministas internacionais e o livro tornou-se num dos mais traduzidos da literatura portuguesa.

Entretanto, a tradução inglesa premiada de ‘Poema’ poderá levar à publicação da obra poética de Maria Teresa Horta, no Reino Unido. Segundo revela a escritora portuguesa na sua página do Facebook, a tradutora Lesley Saunders foi contactada, por uma editora londrina, para preparar uma antologia da sua poesia, numa edição, possivelmente, bilingue.

O Delas falou recentemente com a escritora e a entrevista será publicada brevemente.

Imagem de destaque: Fotografia: Gonçalo Villaverde / Global Imagens

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Malaui: condenado homem que teve relações com 10…