Uma das invenções que mudou o mundo faz 80 anos

A Polaroid faz 80 anos e para comemorar esta data redonda relançou um dos modelos icónicos de 1946 e fez um pequeno vídeo que conta em poucos minutos a história da marca.

a carregar vídeo

‘The Fish Bowl’, em português ‘O aquário do peixe’, foi o nome escolhido para o pequeno vídeo que conta a história da invenção das lentes polarizadas. O anúncio que em muito se assemelha a uma produção cinematográfica, foi realizado por Nacho Gayan, um dos nomes mais conhecidos da publicidade, responsável pelo também anúncio da Milka ‘Lost and Found”‘ entre outros.

A ação começa em 1930 altura em que Edwin Helbert Land se começa a interessar pela forma como a luz é filtrada através do vidro. Na altura o jovem Edwin era um promissor estudante de física, tendo desistido dos estudos para se dedicar em exclusivo às suas experiências, que fazia clandestinamente nos laboratórios da Universidade de Columbia. Quando finalmente consegue criar as suas primeiras lentes polarizadas Edwin revela a sua descoberta através de uma experiência com um peixe dourado, momento histórico da Polaroid que deu nome ao filme.

Em 1935 é fabricado o primeiro par de óculos Polaroid e em 1937 é fundada a Polaroid Corporation, data que é tida em conta para se assinalarem este ano os oito décadas da marca. Desde então foram muitas as conquistas da marca que sempre esteve muito ligada à tecnologia das lentes polarizadas. Durante a segunda guerra mundial foram estes os óculos utilizados pela Aeronáutica Militar e Exército americanos, pela sua qualidade e eficácia na filtragem dos raios solares. Estes e outros momentos são mostrados no minifilme que pode ser visto acima e nas fotografias da galeria.

Além do pequeno filme histórico a marca lançou uma recriação do modelo de óculos de 1946. A armação angular, que faz lembrar os óculos de ski, era extremamente futurista para altura e contrastante com as hastes semicirculares, muito comuns nos óculos de sol dos motociclistas. Este modelo está disponível em edição limitada, custam €80, são muito leves e foram produzidos em quatro cores.

A marca juntou-se ainda a vários influenciadores mundiais e criou diversos filmes onde são interpretados os valores da marca das mais variadas formas. Os nomes que se juntaram ao festejo foram: o cantor americano e membro do grupo Lion Babe, Jillian Hervey, a modelo Elliott Sailors, o artista espanhol Felipe Pantone, os skaters profissionais juvenis Sky Brown e Kitchen, bem como os dançarinos Gabby Smith e Puff the Houseman.