Polémica leva Zara a tirar mini-saia das lojas

A Zara tinha à venda na loja online, até quarta-feira, dia 19, uma mini-saia de ganga com um sapo estampado, bastante semelhante ao cartoon Pepe, The Frog, de Matt Furie, e que é um símbolo racista, da extrema-direita norte-americana. Depois de a imagem da peça de roupa ter sido partilhada no Twitter pela jornalista e fotógrafa norte-americana Meagan Fredette, a polémica instalou-se e o retalhista espanhol viu-se obrigado a retirar a mini-saia da sua loja virtual.

“O meu pensamento inicial foi: eles não têm ideia do que estão a fazer!”, disse Meagan Fredette ao site Dazed. Pouco depois, o link que a jornalista tinha partilhado no Twitter, e que dava acesso à peça de roupa, deixou de funcionar, direcionando todos os internautas que nele clicassem para a página inicial do site da Zara:

 

Zara
Publicação da jornalista no Twitter

Pepe, The Frog (pode ver uma imagem do cartoon abaixo) foi criado em 2005 e é classificado pela Liga Anti-Difamação como um símbolo de ódio.

Pepe The Frog

Recentemente ganhou maior destaque durante as eleições nos EUA, vencidas por Donald Trump.

Pepe The Frog 2
Uma das imagens de Pepe, The Frog utilizadas durante as eleições dos EUA

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A três semanas de rumar a Fátima: prioridade ao …