Por que razão nos sentimos cansados depois da praia?

Passar o dia inteiro na praia é sinónimo de cansaço, mesmo que esteja sempre deitada na toalha e não faça longas caminhadas pela areia. Até as crianças mais energéticas acabam por ceder à moleza e ao sono no regresso a casa. De acordo com a National Sleep Foundation, uma instituição norte-americana que estuda o sono, a culpa é da exposição solar.

Link_Lactose

Quando o corpo humano está diretamente exposto ao sol, o organismo tem de fazer um esforço extra para que a temperatura interna se mantenha equilibrada, entre os 36,5ºC e os 37ºC. Como o corpo tem de se esforçar mais, a pessoa acaba por sentir-se cansada e com sono, mesmo que tenha passado o dia deitada na toalha (veja, na galeria de imagens acima, como pode evitar ficar cansada depois de um dia de praia).

Ao estar exposto ao calor, o corpo também vai transpirar e ficar desidratado, algo que contribui para o cansaço. Mas há ainda um terceiro fator que agrava a sensação de moleza. E deve-se à penetração dos raios ultravioleta na pele, que provocam escaldões, manchas e rugas.

Será que tem tanorexia?

Segundo a dermatologista alemã Yael Adler, tanorexia é o termo utilizado para designar o distúrbio que afeta quem é viciado em apanhar sol. Estas pessoas consideram-se sempre demasiado pálidas, até mesmo quando já estão bem bronzeadas.

“É efetivamente com demasiada frequência que estes indivíduos visitam os solários ou se expõem à luz solar. Presume-se que essa dependência se explique, por um lado, através da produção da hormona da felicidade, a serotonina, mas por outro lado terá decerto a ver também com um distúrbio psíquico ao nível da perceção do próprio corpo”, explica Yael Adler no livro O Fascinante Mundo da Pele.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Gastrofísica, ou como o cérebro influencia o seu…