Prepare o seu corpo para nunca mais sofrer lesões

Inchaço, desconforto, dores intensas e hematomas de grandes dimensões. É isto que se sente quando se sofrem lesões. Algumas são tão graves que acabam por destruir sonhos e carreiras, de atletas e não só. Para que todos aprendam a preparar o corpo para não voltar a sofrer lesões, ou até para tratá-las, o fisioterapeuta Ernesto Ferreira lançou o livro Corre Sem Lesões. Para o autor é mesmo possível praticar exercício físico sem acabar lesionada. Só precisa de tomar algumas precauções.

“Se tivermos o cuidado de fazer um bom aquecimento, uns bons alongamentos, um bom fortalecimento, melhorarmos a nossa técnica de corrida e escolhermos uns bons ténis, que sejam os indicados para nós. E se tivermos também uma alimentação regrada, uma boa metodologia de treino e algumas sessões de massagem”, explica ao Delas.pt Ernesto Ferreira.


Leia também os artigos:
As profissões com maior taxa de divórcio
Vídeo mostra o que de mais ridículo se passa no ginásio
“Marés Vivas”: Corpos esculpidos e cenas explosivas no primeiro “trailer”


O síndrome da banda ilio tibial – ou joelho do corredor –, o síndrome do piramidal, a tendinopatia do aquiles e a fasciete plantar são as lesões mais frequentes e podem ser evitadas com um simples aquecimento no início do treino e alongamentos no final.

“Quando corremos realizamos milhares de contrações musculares, que não levar a um encurtamento dos músculos e tendões. No final do treino é fundamental alongar para que exista uma completa recuperação da elasticidade dos músculos e tendões para ajudar a retirar o ácido lático acumulado e por conseguinte recuperar melhor para o próximo treino”, sublinha o fisioterapeuta.

“Para consultar quando surge aquela dor durante o treino”

O atleta português António Sousa considera que o livro de Ernesto Ferreira é ótimo para “ter sempre à mão, para consultar quando surge aquela dor durante o treino, que nos ajuda a identificar o problema e a atuar rapidamente na sua resolução”.

Já Cláudia Semedo, atriz, apresentadora e corredora iniciada, partiu o cóccix em 2013. Pensou que nunca mais voltaria a praticar desporto, mas conseguiu regressar à rotina desportiva graças à ajuda do fisioterapeuta.

“As consultas deram lugar aos treinos e, três meses depois, fiz a minha primeira corrida: dez quilómetros. Os meus primeiros dez quilómetros. Nunca pensei que fosse capaz de correr uma hora seguida sem parar. Esta concretização devo-a a ele. Ajudou-me a dar os primeiros passos, deu-me ferramentas para os apertar e ensinou-me a suavizá-los”, recorda a atriz.

Na galeria de imagens acima pode ver os três conselhos essenciais de Ernesto Ferreira para que não volte a sofrer lesões.

Ficha técnica do livro:

corre-sem-lesoes
Corre Sem Lesões, de Ernesto Ferreira. A Esfera dos Livros, 14,90 euros