Este projeto vai fazer com que queira sair já das redes sociais

Facebook

A maioria dos utilizadores de redes sociais em todo o mundo já quis sair destas plataformas por considerarem que são uma verdadeira perda de tempo. Só o medo de perder amigos e memórias digitais, como é o caso das fotografias, os faz ficar. Para resolver este problema a Kaspersky Lab, empresa russa produtora de softwares de segurança para a Internet, decidiu desenvolver o FFForget, um projeto que vai devolver aos internautas o controlo sobre os seus dados.

Com lançamento previsto para 2017, esta aplicação vai permitir aos utilizadores das redes sociais que façam um backup de todas as memórias e as possam guardar num repositório seguro e encriptado. Assim, podem sair do Facebook e Instagram, por exemplo, sem perder nada.

“Com a FFForget queremos criar uma solução que acabe com o medo que as pessoas têm de perder as suas memórias, de sofrer danos nas suas contas ou até um ataque de um hacker. Mas – mais importante – as pessoas que tiverem esta aplicação vão poder abandonar qualquer rede social a qualquer altura, sem perder aquilo que lhes pertence: as suas vidas digitais”, explicou Evgeny Chereshnev, diretor de redes sociais na Kaspersky Lab.

Conscientes do vício

Este estudo da empresa russa revelou também que 39% dos utilizadores das redes sociais está consciente de que têm um verdadeiro vício, não conseguindo resistir aos acessos constantes, às conversações e notificações nos telemóveis.

“As redes sociais podem ser um benefício ou um risco. Se forem um benefício, não é problema nosso: acreditamos que todas as pessoas têm o direito de decidir, livremente, que plataformas utilizar ou deixar de utilizar quando quiserem”, acrescentou o diretor de redes sociais da empresa russa.

O lançamento do FFForget está previsto para este ano. Quem estiver interessado em usufruir do projeto pode registar-se já e dar opiniões para o desenvolvimento da app. Ao registarem-se vão também receber atualizações e um acesso antecipado à versão beta.