Quer que a sua filha seja feminista? É assim que tem de educá-la

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, de 39 anos, é uma das mais importantes autoras anglófonas da atualidade. Além disso, é feminista assumida. Em 2012 deu uma palestra no TEDxEuston chamada ‘Todos nós deveríamos ser feministas’. O discurso foi tão marcante que, no ano seguinte, acabou por ser reproduzido por Beyoncé na sua música ‘Flawless’. Agora volta a chamar a atenção por ter escrito e publicado no seu Facebook oficial um manifesto sobre como educar uma criança para que seja feminista.

A publicação surgiu depois de uma amiga, mãe recentemente, lhe ter pedido conselhos. Chimamanda escreveu e decidiu partilhar com o mundo. Em dois dias conseguiu mais de 2500 ‘gostos’ e quase duas mil partilhas.


Leia também o artigo: “O feminismo serve para salvar os homens da sua masculinidade tóxica”


“Para mim, o feminismo é sempre contextual. Não tenho uma regra. A tua premissa feminista deve ser: eu sou importante. Eu sou igualmente importante. Não “sou única”. Eu sou igualmente importante. Ponto final”, escreveu Chimamanda Ngozi Adichie.

Os internautas não tardaram a reagir ao poderoso texto apesar das mais de nove mil palavras que, noutro qualquer post de Facebook, provavelmente afastariam leitores. “Isto é simplesmente uma das coisas mais marcantes que li nos últimos tempos. Não me importo com o comprimento” e “pode usar-se estes conselhos tanto para criar um filho feminista como para nós próprios. Muitos destes são realmente excelentes pontos sobre como educar as nossas crianças para pensarem por si próprias e questionar o mundo que as rodeia” são alguns dos comentários à publicação.

Veja, na galeria de imagens acima, 11 das sugestões que a nigeriana deu à amiga para educar uma filha feminista. Se preferir pode ler o texto na íntegra já abaixo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Aprenda a usar bem a cadeirinha de bebé nas viage…