Quer que os seus filhos tenham boas notas? É isto que têm de comer

Novembro, dezembro e janeiro costumam ser meses recheados de testes e exames nas escolas portuguesas. Estar com atenção nas aulas, tirar bons apontamentos e estudar em casa são três fatores essenciais para garantir o sucesso escolar, mas o que as crianças e adolescentes comem também tem influência. Por isso fomos falar com a nutricionista Lillian Barros, que nos disse o que os estudantes devem comer para estimular o cérebro e melhorar a memória (na galeria de imagens acima pode ter acesso a uma lista de alimentos recomendados pela especialista).

“O cérebro necessita de energia para funcionar corretamente. E essa energia de eleição é única e exclusivamente a glicose, um monossacárido muito comum na nossa alimentação. Quando estamos em época de exames recomenda-se o consumo de cereais integrais, pois fornecem esse açúcar de forma lenta. Como tal, nada de dietas radicais e restritivas em época de exames”, explica ao Delas.pt Lillian Barros.


Leia também o artigo: Estes alimentos e bebidas aceleram o seu metabolismo


A memória, por sua vez, pode ser estimulada por ácidos gordos essenciais Ómega 3 que encontra no salmão, cavala, atum, sardinha, sementes, frutos secos ou abacate. “Níveis baixos destes compostos foram associados a perda de memória e à doença de Alzheimer”, alerta a nutricionista.

Não descarte também todos os outros alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. “Os tomates são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante que protege as nossas células dos radicais livres responsáveis por certo tipo de demência. A laranja é rica em vitamina C, associada à agilidade mental, as pevides em zinco, um mineral que melhora a nossa memória, os brócolos em vitamina K e os frutos secos em vitamina E”, acrescenta a especialista.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Estes alimentos e bebidas aceleram o seu metabolis…