Rainha Letizia criticada por “ar ostensivamente incomodado” em ato oficial

Depois de ter sido criticada por não ter marcado presença na tomada de posse do governo de Mariano Rajoy, a rainha de Espanha volta a estar debaixo de fogo, nos media e nas redes sociais, por ter estado invulgarmente séria na cerimónia de abertura das Cortes Gerais, esta quinta-feira, em Madrid.

Naquele que foi também o primeiro ato oficial de cariz político das filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, Letizia esteve sempre de semblante carregado, sorrindo apenas a espaços e sempre nos momentos em que interagia com as crianças.

Os internautas não perdoaram e, em tom jocoso ou crítico, teceram comentários sobre os possíveis motivos do aborrecimento de Letizia.

“Letizia está muito chateada por as filhas tinham de estar na escola com os outros meninos”

“Dona Letizia Ortiz ficou em casa e levaram o seu boneco de cera à abertura solene”

“A rainha Letizia estava séria na abertura solene porque também passa fome, frio, precariedade e repressão como muitos dos seus súbditos”.

A postura da mulher do rei Felipe VI (que a determinada altura lançou um olhar carinhoso a Letizia, que foi recebido com um esgar para o infinito) foi relatada por alguns jornais espanhóis. Escreve o ‘El Mundo’ que, durante a cerimónia solene de abertura do parlamento “o protagonismo foi todo para a rainha Letizia, pelo ar ostensivamente incomodado que exibiu desde que, às 12.00 em ponto, desceu do Rolls Royce régio, usando um vestido verde de Felipe Varela que já repetiu quatro vezes desde a Festa Nacional, em 2014. Posteriormente, a sua expressão oscilou entre o mau humor e a seriedade, quando não total ausência, especialmente enquanto assistia, na presidência do hemiciclo, aos discursos da presidente do Congrsso, Ana Pastor, e do próprio Felipe, quem, depois de acabar a sua intervenção, dedicou um sorriso de cumplicidade à mulher, perante o qual ela, impávida, dirigiu o olhar para o infinito”.

O diário digital ‘El Español’ acrescenta ainda a explicação da Casa Real para esta postura da rainha. Afinal, Letizia estava série devido à “responsabilidade da Coroa num ato de Estado com estas características”. O jornal online escreve também “a rainha estava tensa e notava-se”.

E nem só de críticas nas redes sociais e nos media se fez o dia menos positivo da ex-jornalista da TVE. Carolina Bescansa, deputada do partido Podemos, escreveu na rede social Twitter, antes da cerimónia, uma crítica, em tom de ironia, ao facto de Leonor e Sofia estarem presentes no ato oficial. “Letizia, se vais levar as tuas filhas para o hemiciclo, prepara-te para uma campanha de insultos e desqualificações sem limite”.

O tweet de Bescansa aludia ao polémico episódio de janeiro passado quando levou o filho de cinco meses para o parlamento espanhol e o amamentou durante a sessão. O gesto da deputada do Podemos foi duramente criticado por outras deputadas, que o classificaram de “oportunista”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

José Mata, o vilão de “Amor Maior”, …