Receitas saudáveis e saborosas para bebés e crianças

Nem sempre é fácil fazer com que os mais pequenos tenham uma alimentação saudável. Em alguns casos, as mães não sabem o que cozinhar. Noutros, os pratos não ficam suficientemente saborosos para agradar ao paladar de bebés e crianças. Para contornar este problema, Leonor Cício criou o blogue Na Cadeira da Papa, que agora ganhou vida em formato físico no livro Mãe, quero mais!.

No livro vai poder encontrar receitas saudáveis, saborosas e sem açúcar para bebés a partir dos 6 meses e crianças – na galeria de imagens acima pode ver algumas das receitas. Para que todo este projeto fosse possível, a blogger teve de deixar o trabalho que tinha como arquiteta e não se arrepende nada.


Leia também o artigo: Guia prático para pais de crianças com diabetes


“Ajudou-me a tomar outro rumo, já que a minha atividade profissional estava um bocadinho complicada. A arquitetura em Portugal não está nos melhores dias. Passei a ter mais tempo para dedicar aos meus filhos e dou workshops a outras mães, que me permitem um contacto mais direto com as leitoras”, explica ao Delas.pt Leonor Cício.

No Facebook já 38 mil pessoas seguem o projeto e o blogue conta com cerca de duas mil visitas por dia. As mães não podiam estar mais satisfeitas.

“Têm sido muito recetivas, têm gostado muito do livro, da forma como ele está apresentado, das receitas e sugestões. Tem sido um feedback muito positivo”, acrescenta a blogger.

Autora sugere ementa diária para um bebé ou criança:
– Pequeno-almoço: papa de aveia e pera
Ingredientes: 1 pera de 100g (aprox.); 30g de flocos de aveia (demolhados) e 120ml de água.
Instruções: coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume. Quando levantar fervura diminua e deixe cozer em lume brando por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Para bebés ainda muito pequeninos triture com a varinha mágica, para bebés mais crescidos é só servir.

– Snack de manhã: bolachas de quinoa
Ingredientes: 110g de miolo de amêndoa triturada (ou farinha de amêndoa); 120g de farinha de quinoa (pode pulverizar quinoa em grão no robô de cozinha); 70g de farinha (ou farinha integral); 1 colher de chá de fermento; 120g de pasta de tâmaras e 2 colheres de sopa de óleo vegetal, ou azeite, ou óleo de coco (ou qualquer óleo a gosto).
Instruções: pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar todos os ingredientes secos, a amêndoa, a farinha de quinoa, a farinha e o fermento, numa taça e envolver até obter uma mistura homogénea. Justar a pasta de tâmaras e o óleo, e amassar com as mãos, até obter uma bola. Estender a massa finamente, entre duas folhas de papel vegetal com um rolo da massa e cortar na forma desejada. Levar ao forno entre 10 a 12 minutos.
Almoço: sopa de legumes, farinha-de-pau de peru e termine com uma peça de fruta
Ingredientes: 1 dente de alho, meia cebola pequena, 1 chuchu médio, 6 cubos grandes de abóbora, folhas de couve-coração, 80 a 90g de carne de peru, água q.b., 1 a 2 colheres de sopa rasas de farinha de mandioca e 1 colher de chá de azeite extra virgem.
Instruções: coza os legumes aos pedaços com a carne por 20 a 25 minutos, com água a cobrir os legumes. Divida em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver e reservando as restantes. Com o caldo a ferver, dissolva a farinha de mandioca em água fria (pretende-se uma mistura líquida). Assim que juntar a farinha de mandioca dissolvida ao caldo a ferver, mexa rapidamente, levante a fervura e deixe cozinhar em lume brando por 7 a 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Assim que estiver cozido, retire do lume. Desfie a carne e, se necessário, esmague mais os legumes. Junto o azeite e sirva.

– Lanche: panquecas de banana e alfarroba
Ingredientes: 1 banana madura, 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas, 125ml de bebida vegetal sem açúcar e sem sal a gosto, 2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido), 70g de farinha de trigo integral (ou espelta), 1 colher de sopa de farinha de alfarroba (ou cacau cru em pó) e 1 colher de chá de fermento para bolos.
Instruções: esmague a banana. Adicione as sementes de linhaça e envolva bem. Junte a bebida vegetal e o óleo de coco e misture até ficar uniforma. Adicione a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento e misture até ficar com uma massa uniforme. Numa frigideira bem quente e untada com óleo de coco, disponha colheradas de massa e deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 a 2 minutos de cada lado. Repita o procedimento até terminar a massa.

– Jantar: empadão de vegetais.
Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola laminada, 1 alho-francês pequeno laminado, 1 cenoura média aos palitos finos, 100g de cogumelos em quartos, 3 tomates secos picados, 1 curgete média aos palitos, um terço de uma couve-coração em juliana, 1 chávena de ervilhas congeladas, 1 chávena de milho doce, meia chávena de lentilhas laranja, água q.b., 5 batatas-doces raladas com casca e sal, alho em pó e pimenta q.b.
Instruções: refogue levemente a cebola, o alho-francês, e a cenoura, até a cebola e o alho-francês estarem moles e caramelizados. Adicione os cogumelos e o tomate seco e deixe os cogumelos reduzirem de volume. Junte a curgete e a couve-coração e envolva no preparado. Adicione as ervilhas, o milho e as lentilhas e coloque água, se necessário, até um dedo abaixo do limite dos legumes. Tempere a gosto com sal, alho em pó e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando com o tacho destapado, durante 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Tempere as batatas-doces raladas, com sal, alho em pó e azeite, envolvendo bem. Passe os legumes para um tabuleiro, cubra com batata-doce ralada e leve ao forno por 20 a 25 minutos. Se estiver a ficar muito tostado em cima, cobra com papel de alumínio para que não queime.

Ficha técnica do livro:

Mãe quero mais

Mãe, Quero Mais!, de Leonor Cício. Matéria-Prima Edições, 18 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A tendência de decoração: vermelho, cor-de-rosa…