Crise política em Espanha impede família real de planear férias

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Agosto costuma ser o mês em que os reis de Espanha gozam as suas férias de verão, mas este ano existe o sério risco de estas não se concretizarem. Com o país sem governo formado, a viver uma situação política instável e existindo o risco de terem de ser convocadas eleições legislativas pela terceira vez em menos de um ano, o palácio da Zarzuela decidiu não divulgar, até ao momento, qualquer plano para eventuais férias de verão.

Espanha
Os reis de Espanha com as filhas, Leonor e Sofia, fotografados no Verão de 2015 em Palma de Maiorca (foto: REUTERS/Enrique Calvo)

Apesar de ter vencido as eleições legislativas espanholas que se realizaram no passado dia 26 de junho, Mariano Rajoy, o presidente do governo em funções, necessita de recolher apoios junto dos outros partidos para conseguir chegar à maioria parlamentar e formar executivo, o que, até agora, ainda não aconteceu e que pode vir a obrigar o rei Felipe VI a convocar novo sufrágio.

Perante este cenário, a família real espanhola decidiu deixar as suas férias em banho-maria, como já aconteceu no ano passado, na altura do Natal e do Ano Novo. Isto porque nas eleições do dia 20 de dezembro, o Partido Popular também não conseguiu chegar à maioria parlamentar, apesar de ter sido o mais votado. A 26 de junho, o PP conseguiu eleger 137 deputados, mais 14 que nas legislativas de dezembro, mas longe dos 176 mandatos que dão a maioria absoluta no congresso espanhol.

Com o país a viver uma crise política, o mais provável é que o rei Felipe VI, a rainha Letizia e as filhas, Leonor e Sofia, não protagonizem a tradicional sessão fotográfica das férias de verão em Palma de Maiorca. No dia 30 deste mês, Pilar de Borbón, irmã do rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, celebra o seu 80º aniversário, o que deverá ser um pretexto para a família real espanhola festejar. Mesmo sem férias de verão à vista…

 

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Stella McCartney: “Sentia-me inferiorizada p…