Rentrée também significa cultura

O regresso às rotinas é também o regresso aos programas culturais. Fazemos aqui o retrato de quatro exposições que não poder perder este ano e atenção porque nem todas são em Portugal!

Acervo – Seleção de 2016

A primeira é para ir já, antes que acabe. Ao longo dos quase 17 anos que já leva de vida, a Perve Galeria realizou várias mostras de acervo, mas todas durante apenas os primeiros 6 anos de existência. Passada mais que uma década desde a última, muita coisa se passou no mundo, na instituição e na arte.

Nesta exposição a Perve oferece ao público uma parte do vasto acervo total de 3000 obras, muitas delas ocultas desde há muito e longe do público comum.

E de nomes de arcada maior, todos eles anteriormente expostos na galeria. Da lista longa e meritória, destacamos a presença de Sónia Delaunay, Bual, Cesariny, Calvet, Cruzeiro Seixas, Dali, Malangatana, Man Ray, Picasso, Rosa Ramalho, Brauner, entre outros. O melhor motivo para passear em Alfama, pela fresca.

Até 8 de outubro

Perve Galeria de Alfama

Rua das Escolas Gerais, 17, 19 e 23, junto à Igreja de Santo Estêvão, Lisboa

Tel:218822607/8, Tm: 912521450

www.pervegaleria.eu

 

Joan Miró: Materialidade e Metamorfose

Lembra-se dos quadros de Miró que abriam os telejornais há alguns anos, os tais ex-pertença do BPN, que a Christie’s iria leiloar mas afinal não? Após decisão do Ministério da Cultura para que a coleção saísse do cofre da CGD, e pudesse ser apreciada pelo público, Serrralves foi eleita como espaço para este primeiro encontro.

Das 85 obras que compõe a coleção cerca de 80, abarcando um período de seis décadas de labor do artista catalão, são-nos agora reveladas. Na sua maioria são desconhecidas do grande público e o melhor é aproveitar para as ver agora, sabemos lá o que o futuro nos reserva a todos, a nós e aos quadros.

1 de outubro a 28 de janeiro 2017

Serralves

Rua D. João de Castro, 210, Porto

Tel. 226156500

www.serralves.pt

Amadeo de Souza-Cardoso. Porto – Lisboa 1916-2016

Amadeo tinha apenas 31 anos quando morreu. Durante esta curta vida teve tempo para firmar a sua marca na arte mundial mas apenas realizar uma exposição. Uma. Não mais. E ficou para sempre.

O mesmo conjunto de obras foi exposto primeiro no Porto, em novembro de 1916 e no mês seguinte em Lisboa. Se em Lisboa a obra foi recebida cordialmente, no Porto desencadeou paixões e ódios; diz-se que houve mesmo quem cuspisse num quadro. Dois anos depois o artista morria durante a epidemia de gripe espanhola.

Num belo gesto de homenagem, o Museu Soares dos Reis, no Porto, e o MNAC – Museu do Chiado, recriam esta única exposição de Amadeo. Dividida, como a original, entre ambas as cidades, 100 anos depois.

1 de novembro 2016 a 1 de janeiro de 2017

Museu Nacional de Soares dos Reis

Rua D. Manuel II, Porto

Tel. 223393779

www.museusoaresdosreis.pt

e

12 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017

MNAC – Museu do Chiado

Rua Serpa Pinto, 4, Lisboa

Tel. 213432148

www.museuartecontemporanea.pt

 

Undressed: Uma Breve História da Roupa Interior

Não tem que ir já, esta vai estar até no Victoria & Albert Museum até 12 de março e se for a Londres entretanto não deixe de a visitar. Como todas as exposições temporárias do V&A também esta é imperdível: 200 peças onde se explora a relação íntima entre a moda e a roupa interior, e o papel desta enquanto modeladora do corpo para o aproximar o mais possível de um ideal de beleza de um tempo.

Tecidos, corte e embelezamentos são outros caminhos que a mostra aponta como reveladores de intenções em questões de género, sexualidade e moralidade.

Abarcando toda a história da fileira – desde o século XVIII até aos nossos dias – a exposição mostra não só peças em si, algumas delas verdadeiras relíquias, mas também fotografias, material publicitário e filmes.

 

Até 12 de março 2017

Victoria and Albert Museum

Cromwell Road, Londres

www.vam.ac.uk

 

Veja na nossa galeria algumas reproduções das peças que vão estar expostas nestas quatro exposições. Mas já sabe, ao vivo ainda são melhores!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

‘A Rapariga no Comboio’ chegou a Londr…