Subir

Rosto dos homens diz tudo sobre a fertilidade

Sabia que ao olhar para o rosto de um homem pode descobrir muito sobre a sua fertilidade? Foi pelo menos a esta conclusão que chegou um estudo publicado no jornal científico ‘Evolutionary Biology’, realizado com 50 jovens caucasianos estudantes da Universidade de Valência, em Espanha.


Veja também o artigo 20 desculpas para passar uma noite romântica num hotel


Os investigadores analisaram os espermatozoides e depois as fotos de rosto destes homens, classificando-as segundo uma escala de atração (uma escolha feita por participantes masculinos e femininos) e pelos seus traços de masculinidade – caraterizados, por exemplo, pelo tamanho dos olhos, altura facial, largura do osso malar, largura dos lábios e das narinas. Por último, foram identificadas as caraterísticas que se relacionavam com a qualidade dos espermatozoides.

O estudo concluiu que um rosto atraente estava associado diretamente a um homem mais fértil. Mas descobriu-se também que um rosto demasiado masculino (um rosto mais largo, por exemplo) era caraterístico de homens com menor qualidade do sémen.

Os cientistas ainda não têm muitas certezas em relação ao porquê. Mas têm uma teoria: ter caraterísticas faciais vincadamente masculinas coincide com o aumento da testosterona. E, segundo diversos outros estudos, os elevados níveis de testosterona podem prejudicar a produção de sémen.