Roupa tingida por minerais evita o uso de químicos

BENETTON Look 1

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da moda atualmente. Processos de produção mais amigos da natureza e das comunidades e materiais cada vez mais naturais são passos muito importantes num caminho que é comum a várias marcas. A Benetton é um dos nomes que têm traçado este percurso, e que esta estação dá mais um passo neste sentido ao desenvolver um processo de tingimento mineral.

Na antiguidade já se tingia roupa e na altura não havia químicos a que recorrer, por isso a técnica de tingimento passava pela pulverização de pedras e raízes e a sua emersão em água fervente, para formarem uma espécie de tinta. Foi nesta técnica grega e milenar que a Benetton se inspirou para desenvolver um processo de tingimento com recurso a minerais de grutas no Chipre, Itália e França.

A marca é conhecida pelas suas cores, e mesmo neste processo de tingimento sustentável, manteve a sua assinatura conseguindo doze tons suaves mas enérgicos. Cores que pintam a coleção Mineral Dye composta por t-shirts (€29,95) e tops (€19,95) de algodão orgânico. Esta tintura mineral é ainda aplicada a algumas calças e t-shirts de homem de outras linhas da marca.


Saiba o que o diretor criativo da C&A pensa da sustentabilidade na moda.