Subir

Saiba como a Google quer decorar por si as suas passwords

Este é mais um passo à frente na guerra da Google contra as passwords: a gigante norte-americana associou-se ao Dashlane – e a outros gestores de passwords – na criação de um sistema de programação de código aberto que permita que todas as apps Android no smartphone iniciem de forma imediata e segura (usando padrões universais) num único passo, através dos dados armazenados.


Veja também o artigo Criminosos usam Pokémon Go para atrair crianças


Trata-se da iniciativa YOLO (You Only Login Once – que significa só precisa de iniciar sessão uma vez). Os utilizadores precisariam apenas de se logar a este sistema e já teriam acesso a todas as suas apps, sem terem de inserir o nome de utilizador e password – e todos nós sabemos como é difícil decorar todos estes dados – para cada uma das aplicações no telemóvel.

“Coletivamente, estamos comprometidos com o aumento da segurança dos utilizadores e acreditamos que a melhor forma de o fazer é liderar projetos de segurança open-source”, afirma em comunicado o CEO da Dashlane, Emmanuel Schalit. Por seu turno, Iain McGinniss sublinha que “a Google está entusiasmada por apoiar o lançamento deste projeto com a Dashlane e ajudar a criar um novo standard aberto para a autenticação em aplicações”.

No futuro, a Dashlane pretende que este sistema se estenda para lá do sistema Android e que se torne universal.

B.C.M.