São alimentos típicos do outono e protegem-na de doenças graves

O número preocupante de crianças com excesso de peso na Europa levou a que se estabelecesse o dia 8 de novembro como o Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudável. A maioria da população já sabe que os hábitos alimentares afetam a saúde, mas nem todos sabem como seguir uma alimentação saudável.

“Na verdade, é imprescindível incrementar o consumo de hortofrutícolas, leguminosas, pescado e cereais integrais, não só junto dos mais novos, mas de toda a população. Por outro lado, é cada vez mais importante que haja a diminuição do consumo de gordura saturada presente em alimentos como os produtos processados – carnes processadas, bolachas, sobremesas, natas –, bem como do sal e açúcar nas suas mais variadas formas”, explica ao Delas.pt a nutricionista Helena Real.


Leia também o artigo: Estes pratos vão mantê-la saudável o ano inteiro


E se quer adotar uma alimentação saudável aproveite enquanto estamos no outono. Segundo a Secretária-Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, esta é uma das estações do ano que oferece maior diversidade de alimentos. Tudo graças às condições climáticas.

“Alguns dos exemplos de alimentos representativos da época são as frutas como o dióspiro, romã, laranja, tangerina, maçã e uvas; os hortícolas como abóbora, alface, agrião, aipo, couve lombarda, couve portuguesa, grelos, nabiças, nabos, rabanetes, espinafres e rúcula; o pescado como o carapau, dourada, robalo, polvo, amêijoas, berbigão e mexilhão”, acrescenta a especialista.

Na galeria de imagens acima pode ver quais os alimentos típicos outono e que benefícios trazem para a saúde.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Estes pratos vão mantê-la saudável o ano inteir…