Senõritas: há uma nova dupla na música portuguesa

Señoritas: Mitó Mendes e Sandra Baptista (DR)

Mitó Mendes e Sandra Baptista preparam-se para lançar o primeiro disco do projeto Senõritas. As duas antigas integrantes do grupo A Naifa editam no próximo dia 23 de setembro ‘Acho que é meu dever não gostar’, que será apresentado ao vivo logo no outono, em concertos por várias cidades do País.

Depois do fim da banda em 2014, a dupla criou um novo projeto com o nome de uma das canções desse grupo, onde predomina a voz feminina e são poucos os instrumentos. Sandra Baptista assume o baixo e o acordeão, enquanto Mitó Mendes dá voz aos temas e toca guitarra. A isso junta-se ainda um ‘set’ de programações.

As duas partilham o mesmo gosto musical e foram mantendo contacto através de sessões de estúdio “Em vez de irmos à praia íamos tocar”, diz a ex-vocalista de A Naifa. Foi nessas sessões, que funcionavam como ponto de encontro, que compuseram os temas do disco. As letras são de Sandra Baptista, mas as músicas são de ambas. Além disso, também produziram e gravaram o registo, lançado como edição de autor.

O disco reúne 12 canções “densas, diretas, cruas e [que] giram em torno de um universo emocional muito íntimo, tendencialmente feminino”, segundo revela a nota de imprensa.

Numa entrevista à Lusa, Sandra Baptista explicou que, sendo duas mulheres a falarem sobre o seu dia-a-dia e as suas experiências, é ” normal que se diga que isto é um projeto do universo feminino”. Mas é também ” um projeto com uma personalidade” e “com experiência”, como sublinha a baixista, adiantando que “fazer uma coisa destas aos 40 tem outro sabor e descontração”.

O primeiro concerto de apresentação do disco acontece já no dia 30 deste mês, no Teatro Aveirense. Seguem-se, no mês de outubro, concertos em Coimbra (dia 08), Almada (dia 21), Setúbal (dia 22), Leiria (dia 28) e Barreiro (dia 29).

Em novembro, as Señoritas passam pelo Porto (dia 04), Sabrosa (dia 05) e, em dezembro, pelas Caldas da Rainha (dia 03) e por Évora (dia 09).

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Este material escolar é para os crescidos