Sofia Ribeiro e o cancro: “Veio para me trazer mais alegria”

sofia-ribeiro

Sofia Ribeiro, que está de partida para o Brasil, despediu-se de Portugal no programa da TVI ‘A Tarde é Sua’, esta segunda-feira, dois dias depois da data que assinala a luta mundial contra o cancro. A atriz conversou com Fátima Lopes sobre o impacto que o cancro na mama teve na sua vida, revelando que a doença lhe trouxe mais alegria.

“Já há muito pouco medo, poucas inseguranças e poucas coisas que despenteiam. Estamos em paz. Sou mais feliz hoje. O cancro veio para a minha vida por bem, veio para me trazer mais alegria, veio trazer-me um despertar para a vida”, explicou Sofia Ribeiro. “Passamos demasiado tempo a correr para tudo. Não estava inteira nos sítios, não era um estar de verdade – o momento é aqui, é agora.”

Ainda assim, a atriz e modelo revelou permanecer “a mesma Sofia Ribeiro”: “Sou a mesma de sempre mas com uma vontade enorme de viver tudo o que possa e mais alguma coisa… De ser feliz, muito feliz e cheia de saúde.” Questionada sobre se essa não é uma ambição comum a todas as pessoas, Sofia sublinhou: “Sim, mas outra coisa é sentirmos na pele que esse bem-estar e essa saúde podem deixar de vir a acontecer, que podem deixar de existir.”

“A essência é a mesma”, continuou por assegurar Ribeiro. A mudança está na “forma como se vê a vida”: O valor que se dá às coisas é outro; a intensidade de um abraço, de uma mão dada, é outra. Algumas coisas são inexplicáveis. Há coisas que não consigo explicar com as palavras.”

Sofia, que venceu o cancro em agosto do ano passado, revelou que o conseguiu também graças ao amor. “O amor move montanhas e sem ele a vida é muito triste; durante este processo o amor foi fundamental, das mais diversas formas: O amor dos meus, que me amam e me cuidam e cuidaram muito, e que, por muitos mais anos que viva, nunca terei palavras para lhes agradecer; o amor das pessoas que me seguiram e tanto carinho me deram e tanto me ensinaram; e o amor por parte de colegas.”

Fátima Lopes ainda abordou o facto de o processo de recuperação de Sofia Ribeiro ter sido muito mediatizado e algumas vezes criticado, questionando a atriz sobre as razões para que isso tivesse acontecido. “Olhando para trás, acho que fiz a coisa certa. Há muita gente que, por falta de conhecimento de causa, por ignorância, diz que me aproveitei. Qual seria o objetivo, se na pior das hipóteses morria? Quem percebeu a mensagem, [sabe que] foi uma mensagem de coração”, reiterou Sofia Ribeiro, que gravou o momento em que rapou o cabelo e o partilhou nas redes sociais.

A atriz acredita que teve um papel importante ao tentar procurar normalizar a situação e eliminar o tabu existe em torno da palavra cancro. “A partilha foi uma troca incrível, de certeza que ajudei muita gente mas também me ajudaram imenso. [É algo que] fica no coração”, concluiu.