Suecas trazem recados feministas para Portugal

As jogadoras da seleção feminina sueca de futebol trocaram os seus nomes de trabalho, impressos nas costas das camisolas, por frases de empoderamento das mulheres. Citações emprestadas de cantoras, apresentadoras e feministas suecas, bem como de personagens de icónicas séries como Twin Peaks.

Uma estreia que teve lugar durante o torneio mundial feminino Algarve Cup e que pretendeu assinalar, por antecipação, o Dia Internacional da Mulher: 8 de março (o mesmo dia em que termina esta taça Algarve de futebol).

Tudo começou no dia em que a equipa se estreou frente à Austrália e venceu o embate por uma bola, a 1 de março.


Percorra a galeria acima, clicando nas setas, para ficar a conhecer as frases que foram escolhidas pelas atletas


A ideia partiu da Federação Sueca de Futebol em parceria com a marca desportiva Adidas. O objetivo é o de “inspirar e motivar outras mulheres a tomar posições”, declarou a Associação de Futebol, citada pela imprensa sueca.

“Queremos mostrar que tudo é possível”, declarou Lotta Schellin. A capitã da equipa vincou, à imprensa:

“A camisola é um orgulho para nós e creio que, através dela podemos unir-nos a outras mulheres. E é também um símbolo importante, que nos lembra constantemente que podemos ganhar qualquer jogo, em qualquer competição.”


Conheça o número de atletas portuguesas na modalidade

Leia mais sobre os preconceitos (aqui e aqui) em torno da presença das mulheres num mundo considerado tendencialmente masculino


Quanto ao calendário do torneio, depois de Portugal ter perdido com a Rússia, por 1-0, a seleção feminina das quinas regressa aos relvados esta sexta-feira, 3 de março, às 19h00. À sua frente estará a Dinamarca. O jogo da Suécia frente à China também está marcado para o mesmo dia, mas a começar meia hora antes

Imagem de destaque: montagem com imagens de Instagram das jogadoras

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

“As mulheres são mais fracas, mais pequenas…