Subir

Sumo para combater o excesso de peso

Sumo para combater o excesso de peso

No livro ‘Sumos que curam’, da Matéria-Prima Edições, a autora, a nutricionista e naturopata Leire Piriz, que vive em Barcelona, aconselha que fracione a sua dieta em cinco ou seis refeições diárias. “Não se esqueça da água e da fibra das verduras, legumes, cereais integrais e fruta para melhorar a sensação de saciedade e prevenir a prisão de ventre.”


Veja também o artigo Sumos infalíveis para combater insónias


Leire Piriz explica no livro que o ideal é seguir uma alimentação pobre em gorduras saturadas e colesterol. “Reduza o consumo de laticínios gordos, carnes gordas, açúcares simples, álcool, café, tabaco e refrescos. Escolha laticínios com pouca gordura, as carnes mais magras (frango e peru sem pele, coelho, cavalo), retire a gordura dos caldos, uma vez frios, com uma colher ou coador de pano. Substitua a carne ou os ovos por peixe e pela proteína vegetal dos legumes e algas”, no livro que inclui 270 receitas de sumos, smoothies e batidos para cada estação do ano, que aumentam a imunidade, dão energia e combatem o envelhecimento.

Experimente uma destas sugestões, neste caso para combater o excesso de peso.

Receita: Sumo de agrião com queijo fresco 0% de matéria gorda

Ingredientes:
200 g de queijo fresco
1 molho de agriões

Preparação:
Bata os ingredientes e junte a especiaria à sua escolha. Este sumo proteico acalma a ansiedade pelo seu baixo índice glicémico e nutre os músculos. Ao acrescentar a especiaria, ativa o organismo e estimula as secreções gástricas melhorando o processo digestivo.


(Capa do livro ‘Sumos que curam’, da Matéria-Prima Edições)

B.C.M.