Subir

Susana Torres, a mulher que inspirou Éder

Costuma dizer-se que por detrás de um grande homem está uma grande mulher. Ainda que a expressão, hoje, possa estar mais longe do elogio do que no passado – porque secundariza o papel feminino em relação ao masculino –, no caso de Éder e Susana Torres ela faz sentido.

O jogador foi o autor do golo que deu a vitória e o título de campeão europeu a Portugal e no final fez questão de dedicar o triunfo à mulher que esteve, realmente, por detrás disso tudo. “Quero agradecer à Susana Torres, minha treinadora de alta performance que vocês deviam conhecer”, disse Éder, aos jornalistas, após o fim da partida.

A escolha do futebolista para a lista de convocados não gerou consenso, mas o trabalho que a mental coach fez com o camisola número 9 da seleção deu os seus frutos. “Trabalho com um atleta que um dia me disse que ‘as pessoas podem desistir de mim, mas há uma que eu sei que nunca vai desistir… Eu próprio’!”, referiu Susana Torres, numa entrevista ao site ‘Miracle Coach’, em Abril deste ano.

Mas se a especialista em desenvolvimento pessoal ajudou Éder a acreditar em si próprio, também o jogador foi responsável por esta viragem no percurso profissional de Susana Torres, que antes de se lançar nessa área, dedicando-se ao universo desportivo, tinha uma sólida carreira na banca.

“Tudo aconteceu por acaso e com um jogador de futebol. Este jogador, que na altura colocava em causa a sua carreira desportiva, comentou comigo o seu sonho de criança e acabámos por lançar um desafio um ao outro: Ele transformava o seu sonho num objetivo a seis meses, e eu dar-lhe ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objetivo”, explicou na mesma entrevista.

Esses seis meses de trabalho intensivo, durante os quais reconhece ter aprendido “bastante sobre futebol”, produziram o resultado esperado e o jogador “rumou a uma das ligas mais exigentes do mundo”, lembra Susana Torres. Recorde-se que, em 2015, o avançado foi para o clube galês, Premier League, Swansea City, estando atualmente ao Lille.

Na entrevista ao site ‘Miracle Coach’, Susana Torres diz que o sucesso de um jogador não se resume às suas qualidades técnicas ou táticas. Está também relacionado com a forma como “lida com a adversidade, frustração, desmotivação, ausência de resultados” e como “se consegue manter firme naquilo em que acredita e nos seus objetivos”.

A mental coach deixa ainda no ar que a história de Éder será contada em livro, brevemente.

 


Leia também: Portugal vence Euro 2016


Imagem de destaque: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Ana Tomás