O tapete já está na rua! A festa de Arraiolos começa hoje

De 8 a 12 junho, o Município de Arraiolos organiza a festa O Tapete Está na Rua. Além da tradicional exposição de artesanato haverá um mercado artesanal e espetáculos de animação.

Na exposição de artesanato, a Mostra de Tapetes de Arraiolos estendidos pelas ruas e locais do centro histórico. Na animação musical, AGIR, no dia 10, e João Pedro Pais, no dia 11, farão as delicias do público. Durante todo o evento poderá, a qualquer altura, provar a gastronomia típica da região alentejana.


Veja ainda o artigo A Justiça é uma mulher? 50 Anos de Código Civil em exposição


A histórica vila de Arraiolos tem variadas atividades agendadas, inerentes ao Tapete está na Rua. Procurando salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e variedade da identidade arraiolense e alentejana. O certame valorizará, primeiramente, o artesanato local que se destaca na sua essência no Tapete de Arraiolos.

No evento poderá ainda ter contacto com o maior tapete de Arraiolos, alguma vez criado em Arraiolos. Uma peça de 120 m², bordado pelas tapeceiras arraiolenses. Uma peça peculiar e única, inspirada no desenho de um dos mais belos exemplares deste género de bordado que data do séc. XVII (pertencente à coleção do Museu Nacional Machado de Castro), contando com mais de 4 milhões e meio de pontos e centenas de dias de trabalho.

A autarquia tem em curso um processo de candidatura do tapete a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, além dos esforços contínuos para a certificação do produto genuíno de Arraiolos.

image description

 

Fotografia: Câmara Municipal de Arraiolos

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Cilene Saorin: “Não existe cerveja para hom…