Tarkovsky em fotografias e desenhos inéditos, além de filmes

Começou ontem, no Espaço Nimas, a Exposição com Fotografias e Desenhos Inéditos (em Portugal) de Andrei Tarkovsky. Quem foi Tarkovsky? O mais importante cineasta russo, que ganhou logo com o seu primeiro filme, ‘A infância de Ivan’ o grande prémio do Festival de Veneza em 1962.

Este vai ser um dos filmes exibidos no Nimas, que até dia 16 de março vai projetar todos os filmes do realizador, desaparecido em 1986. Para além de passar todos os filme de Tarkosky, o Nimas acolhe uma exposição com reproduções dos desenhos do guarda-roupa e fotografias inéditas das rodagem dos filmes da década de 1970.

Agora é possível conhecer alguns exemplos do extenso arquivo de Nelli Fomina, responsável pelo guarda-roupa de vários filmes do cineasta russo. Parte deste arquivo integrou recentemente a exposição ‘Mirrors – Projects of the Andrei Tarkovsky International Film Festival’, no Museu de Arte Moderna de Moscovo, na Rússia.

“O guarda-roupa que podem ver nos filmes Solaris, O Espelho e Stalker, é fruto de discussões que tive com Tarkovsky. Ele dava uma grande importância à criação do guarda-roupa e aos seus detalhes para a criação da imagem de cada personagem: para ele as roupas diziam muito ao público sobre a personagem e o seu estado emocional”, explica Nelli Fomina no seu livro.

O realizador chegou a afirmar por seu turno que guarda-roupa era um dos elementos mais importantes de um filme:

“O guarda-roupa é uma parte muito importante da apresentação artística de um filme. É muito importante ter um grande nível de sensibilidade em relação à textura. (…) Tudo deve resultar de um pensamento e seleção extremamente cuidadosos. Um guarda-roupa, como qualquer outro elemento num filme, deve ter uma vida própria, ligada a uma pessoa específica, a um actor específico. Isso pode sempre ser visto, porque o guarda-roupa é como qualquer outro aspecto da realidade – muda com o tempo, como qualquer outra coisa.”

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Adeus café! Com esta pulseira a sua pele absorve …