Taylor Swift doou mais de um milhão de euros em 2015 e 2016

Há um ano, era eleita pela revista ‘Fortune’ como a figura pública mais influente do mundo. Já neste verão, foi a celebridade mais bem paga à escala global, anunciou a ‘Forbes’, com ganhos de 151 milhões de euros no espaço dos últimos 12 meses. Apesar das recentes polémicas com Kanye West e Calvin Harris, o gigante império construído por Taylor Swift parece permanecer intocável.

E a cantora norte-americana de 26 anos gosta de retribuir o carinho. Só nos últimos dois anos, e feitas as contas, a voz de ‘Shake It Off’, tida como uma das pessoas mais caridosas do mundo mediático, já doou, pelo menos, um milhão e 220 mil euros para as mais variadas causas. Um número que não inclui os donativos cujo valor não é tornado público, como o que entregou recentemente ao hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, por ter operado com êxito o seu afilhado, Leo Newman, que sofre de cardiopatia congénita.

Ainda nesta semana, Taylor Swift ofereceu 4400 euros para ajudar nas despesas do funeral de uma fã, a jovem Katie Beth Carter, que tinha 18 anos, quando soube que a família não tinha possibilidades financeiras para os encargos das cerimónias fúnebres. “Não existem palavras para expressar a minha tristeza pela vossa perda. Sei que vão manter a memória de Katie viva. Por favor, saibam o quanto estou a pensar em vocês e que estou a rezar pela vossa família. Todo o meu amor, Taylor”, escreveu a cantora na página de angariação de fundos criada pela família da fã.

Neste ano, foram tornados públicos outros dois donativos por parte da cantora. Em agosto, doou um milhão de dólares (889 mil euros) às vítimas das cheias que provocaram 11 mortos e mais de oito mil desalojados no estado da Louisiana. “O facto de tantas pessoas terem sido forçadas a abandonar as suas casas é de partir o coração. Encorajo todas as pessoas a enviar o seu amor e as suas orações durante este momento de enorme devastação”, afirmou Swift.

E, em fevereiro, doou 222 mil euros à cantora Kesha quando o Supremo Tribunal de Nova Iorque ditou que a mesma estava impedida de fazer música com outro produtor que não Dr. Luke, o seu alegado abusador sexual, com quem tinha assinado um contrato de exclusividade. O valor servia “para ajudar a qualquer necessidade financeira que ela tenha”, lia-se no comunicado de Taylor Swift.

Já em 2015, também foram várias as ações altruístas da cantora que deram que falar na imprensa mundial. Uma delas foi o donativo de 44 mil euros que ofereceu às escolas públicas de Nova Iorque, um incentivo ao sistema educativo proveniente das vendas do seu single ‘Welcome to New York’, lançado de propósito para este efeito.

Foi também este o valor que doou a Naomi Oakes, uma fã de 11 anos que se encontrava a lutar contra uma leucemia, num hospital em Phoenix, EUA. Para além desta ajuda nas despesas médicas, a cantora visitou, de surpresa, a jovem no hospital.

Ainda no ano passado, a voz de ‘Bad Blood’ não ficou indiferente quando soube que uma das suas admiradoras não conseguia suportar as despesas escolares. A jovem norte-americana Rebekah Bortniker recebeu em casa não só um cheque de 1770 euros por parte de Swift como um dos seus colares como presente.

Mas há mais. Quando ficou a saber da história do bombeiro voluntário que salvou a própria família de um desastre de automóvel, no Texas, a estrela da pop abriu os cordões à bolsa. Uma campanha de donativos para ajudar Aaron Van Riper a pagar as operações da mulher e do filho, que ficaram feridos no referido acidente, recebeu uma injeção monetária de Swift no valor de mais de 13 mil euros.

No período anterior aos últimos dois anos, a cantora norte-americana também já tinha dado que falar ao fazer donativos para campanhas de direitos dos animais da PETA ou para a organização que apoia portadores do vírus VIH Equity Fights AIDS, por exemplo. Provas mais do que suficientes de que Taylor Swift já quase é tão conhecida pelas suas músicas como pelo seu altruísmo.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Do futebol para os refrões: Neymar anuncia carrei…