Telma Monteiro conquista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos

Telma Monteiro conquistou, esta segunda-feira, a medalha de bronze no judo, na categoria -57kg, ao derrotar a romena Corina Caprioriu. Esta não só é a primeira medalha de Portugal nestes Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como é a primeira medalha olímpica da judoca.

A portuguesa ficou afastada do ouro depois de ser eliminada, nos quartos-de-final, pela mongol e número um do ranking mundial Dorjsürengiin Sumiya. Nas repescagens conseguiu vencer a francesa Automne Pavia e garantiu o acesso ao combate que lhe poderia dar o bronze, que acabou por conquistar.

Para chegar aos quartos-de-final venceu a neozelandesa Darcina Manuel (2-0). Neste combate, a judoca lusa começou em vantagem, com um golpe rápido. Um minuto depois já contava com dois Yukos – quando se derruba o adversário ou se imobiliza durante 10 segundos.

Cinco vezes medalhada em Mundiais e 11 em Europeus, Telma Monteiro procurava, no Rio2016, a medalha que lhe faltava: o pódio nos Jogos Olímpicos, que falhou em 2004, 2008 e 2012 (recorde, na galeria de imagens acima, as medalhas conquistadas pela portuguesa).


Leia também o artigo: Em Budapeste o bronze é de Telma Monteiro


Aos 30 anos, a atleta do Benfica era um dos nomes ‘grandes’ da categoria de -57kg, mas tinha no Brasil várias adversárias de peso, incluindo a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, que apanhou no segundo combate.

“Estou preparada para qualquer uma”
Antes de competir, Telma Monteiro garantiu que a possibilidade de se cruzar com Sumiya Dorjsuren não a assustava. “Aqui havia muitas [judocas] fortes. (…) Eu vim para aqui com o pensamento de que tenho de estar preparada para qualquer uma. Portanto, se a mongol ou qualquer outra no segundo combate, neste momento também é um pouco indiferente porque estou focada em ganhar à russa [Irina Zabludina]”, explicou Telma Monteiro, em declarações publicadas no site do Comité Olímpico de Portugal.

A judoca teve uma lesão num joelho que a obrigou a estar parada durante vários meses, mas garante que já está recuperada.

“Para quem foi operada há menos de seis meses, não podia estar melhor. Estou a pensar que tive determinação suficiente para chegar até aqui, para superar a lesão, para estar suficientemente bem e em forma para lutar. Agora é dar tudo o que tenho”, acrescentou a judoca.

Programa dos atletas portugueses para esta segunda-feira (hora de Lisboa):

14:00 – Nuno Saraiva, Judo -73kg, eliminatórias
14:00 – Telma Monteiro, Judo -57kg, eliminatórias
14:45 – João Sousa, Ténis, Segunda ronda. a)
15:00 – João Sousa/Gastão Elias, Ténis, Segunda ronda pares. b)
17:00 – Tiago Apolónia, Ténis de mesa, Terceira ronda
17:00 – Gustavo Lima, Vela Laser (1.º Dia)
17:00 – João Rodrigues, Vela RS:X (1.º Dia)
17:00 – Sara Carmo, Vela Laser Radial (1.º Dia)
18:50 – Victoria Kaminskaya, Natação 200m estilos (eliminatórias)
19:30 – Nuno Saraiva, Judo -73kg (finais) c)
19:30 – Telma Monteiro, Judo -57kg (finais) c)
21:00 – Marcos Freitas, Ténis de mesa, Quarta ronda
21:00 – Tiago Apolónia, Ténis de mesa, Quarta ronda c) d)
01:30 – Tiago Apolónia, Ténis de mesa, Quarta ronda c) d)
03:35 – Victoria Kaminskaya, Natação 200m estilos (meias-finais) c)

a) Terceiro jogo do court central. O segundo nunca começará antes das 12:00 locais (16:00 em Lisboa).
b) Quinto jogo do court número 4.
c) Caso se qualifique.
d) Hora por definir.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Jogos Olímpicos: Joana Ramos eliminada no judo e …